Secretaria de Saúde de Porto União realiza eventos em escolas » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Secretaria de Saúde de Porto União realiza eventos em escolas


23 de abril de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

A prefeitura de Porto União, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 22, o Programa de Saúde na Escola (PSE). O Programa, do Governo Federal, começou pela Escola Estadual Germano Wagenfuhr. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas brasileiras de saúde.

“Este programa traz o governo e as políticas de saúde para dentro das escolas. Com isso, os jovens ficam mais informados e tem maior conhecimento”, destaca o secretário de Saúde, Jair Giraldi. Para a vereadora e professora da Escola, Maria Aldair de Carvalho, o programa traz benefícios, não só para os alunos: “ele beneficia também toda a família”, afirma.

O programa funcionará cinco dias por semana e contará com uma equipe da Secretaria de Saúde que estará trabalhando na escola. A diretora da Escola, Maria Peixoto,destacou esta parceria. “Temos que agradecer ao secretário Jair Giraldi e o prefeito Anízio de Souza pela parceria. É um prazer ter toda a equipe que vem trazer a saúde até a Escola”, falou ela.

 

Projeto Porto União Jovem Saudável

 

Na tarde de segunda-feira, 22, foi lançado na Escola Estadual Antonio Gonzaga, o projeto Porto União Jovem Saudável – Prevenção de DST/AIDS.

Uma das atividades do Projeto é o Teatro na Escola, que visa a formação de multiplicadores. A peça teatral será apresentada nas escolas municipais e estaduais do município. Os alunos beneficiados pelo Projeto do Teatro são estudantes do período matutino. Os ensaios acontecem todas as segundas-feiras, das 14h às 17h.

Para o secretário de Saúde, Jair Giraldi, está é uma forma de facilitar a comunicação entre os jovens. “Através do teatro, a percepção e o entendimento dos jovens é maior”, falou Giraldi.

O prefeito Anízio de Souza foi representando pelo secretário de Administração, Paulo Buch. “Quero parabenizar toda a equipe que desenvolveu este trabalho. O teatro é uma forma mais fácil de repassar as informações aos jovens”, disse Buch.

O Projeto acontece com a coordenação da Assistente Social, Márcia Maria Baggio Caus, da Pedagoga Eliane Bradoski e do ator e diretor Lício Ferreira. O uso de linguagem teatral cria a possibilidade de discussão profunda de questões sociais, pois a arte vem da própria comunidade. “Para nós sobrou a parte mais importante deste projeto. Seremos os multiplicadores das informações”, revelou Ferreira.

A Diretora da Escola, Célia Bobrowicz, destacou a parceria entre a Secretaria de Saúde e a instituição de ensino: “Este é um grande investimento, que depende de parcerias. Com este programa, o desenvolvimento dos nossos alunos irá aumentar”, explicou. Primeiro os alunos terão aula de teatro, em seguida será montada a peça, que será apresentada em diversos colégios e escolas do Município.

Participaram da solenidade o secretário de Cultura e Turismo de Porto União, José Carlos Gonçalves, o Gerente Regional de Turismo da SDR de Canoinhas, Antonio Gilberto de Carvalho e outros convidados.

 

 

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]