Implantação do Samu e da UPA é discutida em União da Vitória » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Implantação do Samu e da UPA é discutida em União da Vitória


26 de abril de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Os prefeitos da Associação dos Municípios do Sul do Paraná (Amsulpar), juntamente com secretários municipais e profissionais de saúde da região, receberam informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) sobre o funcionamento da rede de urgência e emergência, adotada pelo Estado do Paraná.

As informações foram repassadas pelo diretor de Política de Urgência e Emergência da Sesa, Vinicius Filipak, durante uma reunião realizada na sede da 6ª Regional, nesta quarta-feira, 24.

De acordo com a diretora-presidente da Fundação Municipal de Saúde (Fusa), Margarete Olivo, tanto o Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu) quanto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas são componentes de um complexo sistema a ser implantado na 6ª Regional.

Ela explica que, alguns atendimentos prestados pelos hospitais São Camilo e  Maternidade já funcionam nessa sistemática e estão sendo melhorados, gradativamente.

 

Função do Samu

 

Cabe ao Samu deslocar-se até o local do atendimento, onde está o paciente e transportá-lo para um local mais adequado. Quem define essa ação, de acordo com Olivo, é a central de regulação do Samu. “Atendimento no local certo e no tempo certo. Sem desvio, para que o paciente seja atendido no menor tempo possível e para que tenha o resultado mais favorável possível”, explica a secretária.

A partir da instalação do Samu, a 6ª Regional será integrada nesse sistema de direcionamento, feito pelo telefone 192, sediado em Curitiba.

 

Serviço da UPA

 

A UPA será mais uma opção de atendimento de urgência e emergência na região.  Atualmente, o atendimento 24h não dispõe de equipamentos adequados e da complexidade necessária para atender à demanda, como equipamento de raio X e acesso a exame de laboratório 24h, por exemplo. “É uma melhoria num atendimento que já vem sendo prestado, mas deixam muito a desejar pela falta de estrutura”, reforça Olivo.

A diretora da Fusa esclarece, ainda, que primeiro é necessário implantar o Samu para, posteriormente instalar a UPA.

A integração  desse sistema visa atender com qualidade e agilidade.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto Vitória disponibilizará ônibus neste sábado para eleitores que precisam regularizar título de eleitor

Atenção moradores de Porto Vitória que precisam regularizar o título de eleitor. Neste sábado, dia 04 de maio, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um ônibus para transporte até o Fórum Eleitoral de União da Vitória. O ônibus vai sair às 13h30 da frente do CRAS de Porto Vitória e o transporte será gratuito para o […]

Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]