Técnicos do Cosem iniciam curadoria da Biblioteca e Museu Histórico Professor Aniz Domingos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Técnicos do Cosem iniciam curadoria da Biblioteca e Museu Histórico Professor Aniz Domingos


23 de maio de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Recentemente, a Fundação Municipal de Cultura de União da Vitória, juntamente com a professora Alzira Domingos, iniciou a montagem da Biblioteca e Museu Histórico Professor Aniz Domingos. A partir daí, técnicos da Coordenação do Sistema Estadual de Museus (Cosem) iniciaram a curadoria do local. Estão em União da Vitória, nessa semana, a assessora técnica dos Pólos Musicológicos do Programa Museus Paraná, Suely Deschermayer, o técnico do Museu da Imagem e do Som, Gefferson Vaz e o representante da Secretaria de Administração, Jeffersson Freitas. Estes profissionais também irão contar com o apoio de outros especialistas do Cosem.

Os Pólos Museológicos do Programa Museus Paraná, conforme a assessora técnica, dispõem de três linhas de trabalho, que serão desenvolvidas em União da Vitória: apoio técnico, cursos técnicos e exposições itinerantes.

Ela explica que, o trabalho iniciou com a identificação da tipologia das peças, seguida da identificação individual. “É o início da catalogação”, observa.

De acordo com Suely, o museu será organizado de forma cronológica. “Vamos situar as peças em sua época e a quem pertenceu para criar uma leitura dinâmica da história do município”, ressalta.

Em relação as exposições itinerantes, Suely conta que, em sua inauguração, o museu vai receber a exposição da Guerra do Contestado.

Segundo a assessora técnica, a intenção é criar um museu de referência, que vai atender, principalmente, historiadores, pesquisadores e estudantes, que terão a possibilidade de conhecer a fundo a história do município.

E para referenciar a história de União da Vitória, Suely solicita que, as pessoas que dispõem de peças antigas, entrem em contato com a Fundação de Cultura. Os técnicos irão verificar se os objetos, que poderão ser doados ou emprestados, poderão ser utilizados para alcançar esse objetivo.

A inauguração do espaço está prevista para dezembro.

 

Cosem

 

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) criou a Coordenação do Sistema Estadual de Museus (COSEM) para gerir o Sistema Estadual de Museus (SEM). Ambos foram instituídos pela Lei n.° 9.375 de 24 de Setembro de 1990.
Com o objetivo de promover a articulação entre os museus existentes no Estado do Paraná e desenvolver programas de assessoria técnica na área da museologia, o Sistema Estadual de Museus promove exposições, programas de capacitação de recursos humanos, intercâmbio com entidades congêneres e projetos voltados aos interesses da comunidade.
O estabelecimento e consolidação de políticas públicas para os campos do patrimônio cultural, da memória social e dos museus, visa a democratização das instituições e o acesso aos bens culturais.

 

 

Biblioteca e Museu Histórico Professor Aniz Domingos

 

O espaço cultural está localizado na rua Prudente de Moraes, próximo ao Cartório Eleitoral de União da Vitória. O terreno para a construção da Biblioteca e Museu Histórico Professor Aniz Domingos foi doado pela prefeitura. Já a obra, orçada em cerca de R$ 500 mil, é arcada pela professora Alzira.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]