Cruz Machado realiza etapa municipal da Conferência Nacional de Educação » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Cruz Machado realiza etapa municipal da Conferência Nacional de Educação


21 de junho de 2013

 

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação de Cruz Machado, em parceria com a prefeitura, realizou nesta quinta-feira, 20, a etapa municipal da Conferência Nacional de Educação (Conae). O evento foi realizado no período da manhã e tarde, no auditório da igreja luterana.

O sete eixos do documento referência da Conae foram discutidos pelos representantes dos colégios estaduais, escolas municipais, Apae, entidades do município, secretarias municipais e demais representantes.

O encontro teve início às 8h30, com a composição da mesa, com o prefeito Antonio Szaykowski, o vice-prefeito, Edison Warken, vereadores e secretários dos departamentos municipais. Após a abertura oficial, os alunos do curso de formação de docentes, do Colégio Estadual Barão do Cerro Azul, apresentaram a peça de teatro “Pagando os Pecados”.

Após a apresentação, a mestre em Educação e Secretária Educacional da Associação dos Professores do Paraná (APP), Janeslei Aparecida Albuquerque, ministrou uma palestra explicando aos participantes cada um dos eixos.

De acordo com a Secretária de Educação de Cruz Machado, Isabel Frankenberger, a fase municipal é uma oportunidade de todos os membros das instituições da cidade discutirem juntos sobre a educação no município. “É um importante momento em que nos reunirmos e discutimos sobre a nossa educação. Pois é a educação que forma a nossa sociedade”, acredita.

As contribuições e propostas elaboradas na fase municipal serão analisadas e debatidas durante as conferências estaduais que devem ocorrer em setembro deste ano. As discussões resultantes das conferências estaduais serão levadas à Conae 2014 pelos delegados eleitos pelos segmentos e setores por eles representados, que será realizada em fevereiro de 2014.

A Conae é um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

Antes da discussão da conferência municipal, os eixos também foram trabalhados nas escolas, visando o debate entres todos os funcionários da instituição de ensino.  Os eixos discutidos durante a fase municipal foram os seguintes: Eixo I – O plano nacional de educação e o sistema de educação: Organização e regulação, Eixo II – Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos, Eixo III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: Cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente, Eixo IV – Qualidade da educação: Democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem, Eixo V – Gestão democrática, participação popular e controle social, Eixo VI – Valorização dos profissionais da educação: Formação, remuneração, carreira e condições de trabalho e Eixo VII – Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos.

 

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Empresa cria robô que ajuda construir casas mais sustentáveis e baratas

Com inteligência artificial e um robô, essa empresa constrói casas sustentáveis diminuindo a emissão de poluição em até 80%. E a novidade pode ganhar o mundo! A startup britânica AUAR – Automated Architecture, conseguiu desenvolver um mini sistema de micro-fábricas. Em tempo recorde, eles conseguem entregar uma casa novinha de até seis andares de altura, […]

CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]