Empresa inicia construção do campus União da Vitória do IFPR » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Empresa inicia construção do campus União da Vitória do IFPR


19 de julho de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Construtora DM, que venceu a licitação para a construção do campus de União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR) inicia a obra, efetivamente, na segunda-feira, 22.

A diretora do campus local, Patrícia Cambussi Bortolini, observa que, a obra será divida em duas etapas, estrutural e de acabamento, e que a expectativa, é que até outubro, a empresa já tenha erguido os blocos.

Com conclusão dessa etapa, Patrícia explica que, o IFPR abre nova licitação para finalizar a construção.

A primeira parte da obra compreende ao bloco administrativo e biblioteca. O edifício é composto por dois andares e para o térreo estão previstos: biblioteca, área de exposições, sala de aula multiuso para fins didáticos, espaço de convivência (pátio coberto) e secretaria de assistência aos alunos. Já para o andar superior, haverá área para o setor administrativo e coordenações, sala de professores, salas auxiliares e espaço de convivência para servidores.

Também está prevista a construção do ginásio do campus, que será edificado de forma praticamente concomitante ao bloco administrativo. A unidade ainda contará com uma ampla área verde e bosque integrado.

O projeto arquitetônico é modular, permitindo maior flexibilidade dos ambientes e também “prevê sistema de ventilação cruzada, iluminação natural difusa, proteção contra incidência solar direta, reuso de águas pluviais e sensores de presença para iluminação artificial, assegurando maior sustentabilidade da edificação.

A previsão é que a obra seja concluída em 12 meses

O prefeito, Pedro Ivo Ilkiv, e o vice, Jair Brugnago, comemoram o início da obra, bem como a parceria com o Instituto na realização de diversos cursos, que são oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Pedro Ivo ressalta a importância desse investimento, que, além de qualificar as pessoas para o mercado de trabalho, vai gerar emprego e renda no município.

Ele ainda observa que, em 2014, será realizado concurso público para contratação de 60 professores e 45 técnicos (30 de nível médio e 15 de nível superior).

Tanto o prefeito quanto o vice, defendem que, somente por meio da educação é possível desenvolver o município e a região.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]