Porto União sedia Seminário de Piscicultura » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Porto União sedia Seminário de Piscicultura


19 de julho de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foi realizado durante toda esta quinta-feira, 18, no auditório da UnC, o Seminário de Pesca e Aquicultura realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, Associação Ecopeixe e os governos Estadual e Federal.

A programação teve início às 9 horas com o tema Seminário Plano Safra de Pesca e Aquicultura 2012/2014, que teve a participação de representantes do Banco do Brasil e do Ministério da Pesca e Aquicultura que apresentaram os programas. A técnica representante do Ministério da Pesca e Aquicultura, Tailin Rieg, e a representante do Banco do Brasil, Katia Ribeiro, apresentaram o plano Safra da Pesca e Aquicultura que visa promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura, aumentando a renda do pescador profissional. Uma das principais medidas é a maior oferta de crédito com redução das taxas de juros, aumento dos prazos de carência e pagamento, entre outras medidas.

Para participar deste Plano Safra basta se tornar produtor de pescado profissional ou artesanal e devem estar registrado no Ministério da Pesca e Aquicultura em uma das categorias do Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP). Os interessados na parte da tarde puderam fazer a sua RGP no seminário.

“Importante este momento para discutir ações para a aquicultura, não tenho dúvida que daqui sairão muitas ideias e ações. Temos um grande manancial e o município vai dar um foco especial a esse assunto. Conversamos muito sobre a construção de um frigorífico na nossa região. Precisamos dar um salto em relação a piscicultura”, falou o prefeito Anízio de Souza.

O presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa, deputado Dirceu Dresch, esteve presente no seminário  e também falou sobre o Plano Safra e os investimentos na piscicultura. “Existe uma grande necessidade de desenvolver e produzir mais peixes. A região tem um potencial extraordinário para desenvolver a criação de peixes. Santa Catarina é a maior produtor de peixes, mas pode produzir muito mais”, destacou o deputado.

Na parte da tarde, a partir das 14h, teve início de uma mesa de discussão voltada para a Estruturação da Cadeia Produtiva de Aquicultura. O objetivo deste debate será a formação de um grupo organizado para discutir a industrialização do pescado em toda a região.

O presidente da Associação Ecopeixe, Roger Coquerel, destaca que esse encontro tem por objetivo preparar os piscicultores. “Temos a oportunidade de melhorar nossos conhecimentos e preparar a região para ser um polo da piscicultura”, enfatiza.

O seminário foi comandado pelo secretário Municipal de Agricultura, Roberto Bonfleur. Estiveram presentes no evento o vice-prefeito de União da Vitória Jair Brugnago; o secretário de Agricultura de União da Vitória Marco Coradin; o secretário da SDR de Canoinhas Ricardo Pereira; vereadores e autoridades da região do Planalto Norte e Sul paranaense e integrantes do Instituto de Ensino Pesquisa e Prestação de Serviços (IEPS) da Fafiuv.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeitura de Porto Vitória disponibilizará ônibus neste sábado para eleitores que precisam regularizar título de eleitor

Atenção moradores de Porto Vitória que precisam regularizar o título de eleitor. Neste sábado, dia 04 de maio, a Prefeitura Municipal irá disponibilizar um ônibus para transporte até o Fórum Eleitoral de União da Vitória. O ônibus vai sair às 13h30 da frente do CRAS de Porto Vitória e o transporte será gratuito para o […]

Quem é a pessoa estampada nas notas de Real?

Esse rosto já esteve nas mãos da maioria dos brasileiros por aí A moça com louros na cabeça e com um olhar fixado ao horizonte, está presente em todas as cédulas de Real, juntamente com algum animal da fauna brasileira e certamente você já a viu por aí. Ela se trata de uma efígie, criada […]

Porto Vitória prorroga prazo para cadastro de sepulturas do cemitério municipal

A Prefeitura de Porto Vitória por meio de um decreto, prorroga por mais 90 dias o prazo para que moradores realizem o cadastro das sepulturas de seus entes queridos no cemitério municipal. O decreto que entra em vigor nesta terça-feira, dia 30 de abril, busca regulamentar e organizar o uso do cemitério, visando à liberação […]