No mês de setembro, os membros do Projeto Integração AABB Comunidade, completaram dez anos de atividades no município de Porto União, em prol a inclusão social, a permanência na escola e o desenvolvimento de crianças e adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades sócio educativas, culturais, artísticas, esportivas e de saúde, integrando os três pilares básicos da formação da consciência cidadã: a família, a escola e a comunidade.
Brasil e local
O AABB Comunidade é instituído pela Fundação Banco do Brasil, Federação Nacional das AABBs e contam com parceiros locais como a Prefeitura de Porto União por meio da Secretaria de Educação, Banco do Brasil de Porto União e AABB. No Brasil, a atividade já alcançou mais de 400 municípios, em 26 estados e no Distrito Federal. De acordo com a coordenadora do Programa no município, Angela Maria dos Santos, são atendidas cem crianças com idade entre 6 e 18 anos, moradores dos bairros São Bernardo do Campo, Bela Vista, Vice- King, Área Industrial e Cidade Nova.
Parceria de sucesso
A Secretaria de Educação de município é a responsável pelo transporte, alimentação, contratação dos educadores e funcionários. Na avaliação da coordenadora, o município sempre contribui além de suas competências. “No que precisamos a Secretaria de Educação sempre nos ajuda com coisas a mais, temos muito que agradecer a eles”. Diz Angela. Um dos momentos que Angela, lembra é o que ela passou na sua vida quando era criança, e tenta fazer o possível para que crianças não tenham o mesmo passado que o dela. “Quando criança alguém me estendeu a mão e hoje eu posso fazer isso também. É muito gratificante. Aquilo que você transmite para eles, eles retribuem com demonstração de afeto”. Conclui.