A Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de General Carneiro – ACIAG comunica a todos os Silvicultores do município que devem realizar o cadastramento para acompanhamento do Pinus SPP.
Uma das maiores pragas dos reflorestamentos de Pinus SPP na região Sul do Brasil é a ‘Vespa da Madeira’ (sirex noctilio), a qual atinge os pequenos, médios e grandes produtores.
Devido a isto, o estado do Paraná, através da ADAPAR órgão responsável pela fiscalização Agropecuária, também alerta a todos que o cadastramento de quem cultiva Pinus SPP, o monitoramento e o controle da ‘Praga de Madeira’ é OBRIGATÓRIO, conforme resolução SEAB nº 115 de 26/08/2009.
A ADAPAR fiscaliza o cumprimento desta obrigatoriedade, pois se preocupa com o controle da praga, onde ela já esta presente e em evitar sua dispersão.
“Temos certeza que a grande maioria dos cultivadores de Pinus SPP, entende e cumpre a resolução, pois as medidas são em beneficio dos próprios silvicultores, e aqueles que forem alheios a nossa recomendação estarão sujeitos a sanções da lei”, explica a ADAPAR.
Para maiores informações, os interessados poderão entrar em contato com a ADAPAR, Unidade Regional de União da Vitoria.