Na semana passada, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, anunciou que 15 aeroportos do Paraná foram selecionados para receber recursos para ampliação e construção de novos terminais. Entre eles, está o Aeroporto Municipal José Cleto, localizado no distrito de São Cristóvão, em União da Vitória.
No evento em que foram divulgados os aeroportos selecionados para receber os investimentos, União da Vitória foi representada pelo secretário municipal de Administração, Eraldo Antônio de Castro e pela contadora geral da Prefeitura, Sofia Sydol.
O secretário municipal de Administração, explica que agora iniciam as vistorias e o aeroporto local passa por uma inspeção, nessa quarta-feira, 27. A vistoria é realizada pelos engenheiros do Banco do Brasil, que em seguida, elaboram um projeto conceitual. A partir daí, são desenvolvidos os projetos executivo e de engenharia.
O Banco do Brasil é o agente que vai operacionalizar esses investimentos e a Secretaria de Aviação Civil vai gerenciar.
O chefe de gabinete, Mario Slomp e o secretário municipal de Planejamento, Jamar Clivatti, serão os responsáveis pelo acompanhamento dos projetos, em União da Vitória.
O prefeito Pedro Ivo Ilkiv destaca a importância dos investimentos em infraestrutura aeroportuária para o desenvolvimento do município, bem como de toda a região. Ele ressalta que, com um aeroporto que atenda as necessidades de empresários que, por exemplo, necessitam estar em diferentes lugares no mesmo dia, o município pode atrair empresas de grande porte.
Melhorias
Para definir as prioridades do aeroporto local, serão realizadas reuniões com representantes de entidades como Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória (Aceuv), Sindicato Patronal da Madeira, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), e demais órgãos com interesse comercial no município.
O programa
Lançado no ano passado pelo Governo Federal, o programa de investimentos em aeroportos regionais visa melhorar a qualidade dos serviços e da infraestrutura aeroportuária e ampliar a oferta de transporte aéreo à população brasileira. Estão previstos investimentos de mais de R$ 7,3 bilhões na expansão da aviação regional.