Agência japonesa JICA avalia projetos de prevenção a desastres para Santa Catarina e discute novas parcerias » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Agência japonesa JICA avalia projetos de prevenção a desastres para Santa Catarina e discute novas parcerias


29 de maio de 2024

Foto: Airton Fernandes/Ascom SDC

O secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), coronel BM Fabiano de Souza, o secretário da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Edgard Usuy, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), juntamente com equipe técnica, se reuniram nesta terça-feira, 28, com representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) para discutir ações de mitigação e prevenção aos desastres.

“Estamos iniciando conversas sobre possíveis estudos e parcerias futuras para novas obras mapeadas pelo Governo de Santa Catarina. A visita da JICA é o primeiro passo para outras obras de mitigação no estado”, disse Ana Colombo, diretora de obras e projetos especiais da SDC.

Por parte da JICA estiveram presentes Kumiko Takemori, vice-diretora do Departamento da América Latina da JICA Matriz, Issei Aoki, representante sênior do escritório da JICA em Brasília, e Caroline Tomo, coordenadora de projetos do escritório da JICA em Brasília.

O objetivo da JICA também é acompanhar a execução do Plano de Gestão de Riscos da Bacia do Rio Itajaí, além de estreitar laços de parceria entre as instituições. A reunião aconteceu no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), localizado na sede da Secretaria da Proteção e Defesa Civil, em Florianópolis.

“Com o retorno da JICA a Santa Catarina, a intenção é que novos estudos e medidas de proteção sejam implementadas. Com isso, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil busca sempre estar um passo à frente no quesito segurança da população catarinense, melhorando cada vez mais a mitigação, principalmente nas regiões que são mais afetadas, como o Vale do Itajaí”, enfatizou o secretário de Estado, coronel BM Fabiano de Souza.

A agenda de visitas e reuniões da JICA começou na segunda-feira, 27 de maio. Os representantes da JICA visitaram a Foz da Bacia do Rio Itajaí, bem como os municípios de Itajaí e Navegantes, que têm previsão de obras baseadas no estudo da agência japonesa. A agenda incluiu ainda uma visita à Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Itajaí e ao Porto de Itajaí, onde puderam conhecer os locais onde serão feitas as obras incluídas no programa de governo estadual Proteção Levada a Sério.

Sobre a JICA

A JICA é uma Agência do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), que apoia o crescimento socioeconômico dos países. A Companhia atua em mais de 150 países.

Com estratégias e estudos, a JICA atua em Santa Catarina há mais de 10 anos, enviando peritos japoneses para auxiliar os pesquisadores catarinenses com estudos em diversas áreas.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Peixe de três olhos é encontrado na Groenlândia; Simpsons acertam novamente

Simpsons já acertaram vitória de Trump e vitória da Alemanha na Copa de 2014 Um peixe de três olhos foi encontrado durante uma pescaria na costa da Groenlândia, conforme noticiado pelo Daily Mirror. Internautas relembraram episódio do seriado Os Simpsons. “Os Simpsons acertam novamente”, escreveu uma internauta. A descoberta inusitada rapidamente chamou a atenção por remeter […]

Energia Boa: Governo e Celesc projetam R$ 3 bilhões em investimentos para a geração de energias renováveis em SC

Maior programa estadual de fomento à expansão de energia limpa já realizado no País, o Energia Boa prevê a construção de seis novas subestações e linhas de transmissão para conectar novas usinas ao sistema elétrico, gerando 19 mil empregos. O município de Matos Costa esta incluido neste programa. O governador Jorginho Mello lançou nesta sexta-feira, […]

Alteração no sentido da Rua José Cleto Silva no bairro São Basílio Magno em União da Vitória

A Prefeitura de União da Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Vigilância e Fiscalização (UVTRAN) informa que, a partir desta sexta-feira, 21 de junho, haverá uma alteração no sentido de um trecho da Rua José Júlio Cleto Silva. O trecho compreendido entre a Rua Balduído Bohrer e a Rua Marechal Deodoro da Fonseca […]