Agência Regional da Celesc segue mobilizada na região do Planalto Norte » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Agência Regional da Celesc segue mobilizada na região do Planalto Norte


16 de outubro de 2023

Divulgação/Celesc

O Gerente Regional da Celesc da região de Mafra, que abrange a região de Porto União, Leandro Oliveira, informa que a situação da região continua crítica em função das últimas chuvas, com muitas áreas alagadas. E que as equipes continuam mobilizadas para restabelecer as unidades consumidoras impactadas pelas chuvas e garantir a segurança da rede elétrica.

Até a noite de domingo havia cerca de 750 unidades em energia na região, onde 20 equipes da Celesc estão atuando no atendimento.

Oliveira ressalta que, neste momento, os alagamentos são os maiores desafios, pois ameaçam a rede elétrica.  E, em caso de inundações, o protocolo é desligar temporariamente os transformadores para garantir a segurança da população.

“Quando a água atinge o medidor de energia, ela pode entrar no sistema elétrico e causar uma conexão direta entre os fios. Isso cria um caminho fácil para a eletricidade fluir, mas não do jeito certo. Em vez de seguir o caminho planejado, a eletricidade pode ir para lugares errados, como sua casa ou outros lugares, onde não deveria. Isso é perigoso porque pode causar incêndios, choques elétricos e danos aos aparelhos elétricos”, destacou ele.

“Quando a água abaixa e a situação volta ao normal, os eletricistas podem religar a rede elétrica com segurança”, acrescentou ele.

DICAS DE SEGURANÇA

O gerente também aproveita a oportunidade para dar orientações de segurança à população durante as chuvas para evitar acidentes junto à rede elétrica:

•          Durante ventanias e temporais, evite ficar próximo a postes de energia elétrica e árvores. Assim você evita choques, que podem acontecer por descargas atmosféricas;

•          Evite tomar banho de chuveiro elétrico quando houver raios;

•          Não atravesse áreas alagadas que possam ter fios elétricos caídos;

•          Não se aproxime de fios elétricos caídos;

•          Após inundações, chame um profissional para revisar as instalações elétricas;

•          Mesmo sem energia elétrica, por segurança, considere a rede energizada e mantenha-se a uma distância segura dos fios de energia.

Segundo a Celesc, caso haja falta de energia elétrica, o consumidor pode informar a Companhia de forma rápida e prática pelo aplicativo Celesc, disponível na App Store e no Google Play, ou pelo telefone 0800 048 0196, ou pelo site da Celesc.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


CBMSC lança canção e clipe oficial de programa educativo para crianças

A canção do Bombeiro Mirim é um hino educativo que faz parte do Programa Bombeiro Mirim do CBMSC e possui uma letra reflete o espírito do programa Com o objetivo de chamar a atenção de crianças e adolescentes sobre os perigos existentes e como é possível preveni-los, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina […]

Mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro em Porto União

As pavimentações em Porto União seguem em ritmo acelerado, muitas ruas de vários bairros da cidade estão sendo pavimentadas levando mais conforto e comodidade aos moradores que por vezes sofriam com a poeira em suas residências. Nos últimos dias mais de 10 ruas são pavimentadas no Bairro São Pedro, sendo elas: 1. Rua Bento Correia […]

SC é o estado com maior segurança alimentar e menor desigualdade de renda do Brasil

Pesquisa apontou ainda que apenas 4,5% dos domicílios catarinenses recebem o Bolsa Família Santa Catarina é destaque nacional como o estado com a maior segurança alimentar do País. A informação é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua no módulo Segurança Alimentar, divulgada nesta quinta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística […]