Uma campanha que visa conscientizar os motoristas sobre o uso e abuso de drogas foi realizada no final da tarde desta segunda-feira, 9, na área central da cidade. A blitz feita pelas Agentes Comunitárias de Saúde – ACS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Setor de Saúde Mental entregou panfletos explicativos sobre os males do uso da substância e repassou orientação a população através de faixas.
A campanha faz parte de um curso realizado pelas Agentes, as quais elaboraram a parada para informar como as drogas podem afetar uma família inteira. “A gente elaborou essa parada em conscientização sobre as drogas licitas e ilícitas que atingem pessoas em nosso município”, relatou a Agente Thais Arieli Salles.
“Resolvemos abordar também o tema narguilé, que o pessoal tem usado bastante, principalmente a garotada mais nova, que não sabem o risco que traz para a saúde”, explica a ACS.
Narguilé:
O narguilé é um cachimbo de água utilizado para fumar tabaco aromatizado e tem cem vezes mais alcatrão, quatro vezes mais nicotina e onze vezes mais monóxido de carbono que um cigarro comum. O tabaco utilizado, quando queimado libera as mesmas substâncias tóxicas, mas numa concentração bem maior do que as que um fumante comum está habituado a inalar.