Agrião é eleita a verdura mais saudável do mundo » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Agrião é eleita a verdura mais saudável do mundo


9 de fevereiro de 2024

Ilustrativa

O agrião foi eleito pelos pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA como a verdura mais saudável do mundo. Segundo eles, essa folha tem um valor nutricional absurdo!

Entre 47 frutas e vegetais analisados, o agrião foi o mais rico em vitaminas e minerais essenciais para a saúde, além de ter propriedades que podem ajudar a reduzir o colesterol ruim e auxiliar no controle da diabetes.

Ele também possui propriedades expectorantes que ajudam a aliviar problemas respiratórios. Lembra do xarope de agrião que a vovó fazia? É isso mesmo! E ainda atua como desintoxicante e purificador do sangue, sabia?

Agrião é superalimento

Os pesquisadores analisaram 17 nutrientes essenciais, como vitamina A e B12, nos alimentos estudados, levando em consideração a quantidade de calorias.

O agrião teve pontuação máxima na densidade nutricional. Ele é considerado superalimento, sendo especialmente rico em vitamina C, ferro e cálcio.

E ainda também contém outros nutrientes como potássio, fibra, proteína e diversas vitaminas do complexo B e A.

Apenas 100 gramas da folha contém 3 mg de ferro, ótimo para o combate a doenças como a anemia.

Fortalece os ossos e previne envelhecimento

Incluir o agrião na sua dieta pode fortalecer o sistema ósseo.

As propriedades antioxidantes dessa folha protegem as células contra danos causados pelos radicais livres, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce.

Como consumir?

É muito comum consumir agrião em saladas, mas existem diversas formas de usar essa folhinha.

Dá pra colocar em pratos quentes, como sopas ou refogados.

Ele é uma adição deliciosa e nutritiva para saladas e sanduíches, e até no suco verde.

A dica é consumir o agrião cru para aproveitar ao máximo dos nutrientes.

Contraindicações

Mas atenção! O agrião deve ser evitado por aqueles que fazem uso de anticoagulantes, devido à sua riqueza em vitamina K.

Mulheres grávidas também devem evitar o consumo de agrião na forma de chás ou xaropes.

Isso porque ele pode interferir na ação de alguns medicamentos, como varfarina e clorzoxazona.

Outra verduras saudáveis

Mas não é só o agrião que merece destaque nessa lista!

A couve-chinesa, acelga, folhas de beterraba e espinafre também aparecem entre os alimentos mais saudáveis do mundo, segundo cientistas da Universidade William Paterson.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória recebe The Big Circus um dos maiores circos do Brasil em Março

Globo da morte e o Mundo dos Dinossauros prometem encantar o público de União da Vitória e Porto União Em Março, dia 01, às 20h30, o The Big Circus estreia pela primeira vez em União da Vitória, no campo do São Bernardo Futebol Clube (Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto) com uma atração especial: o […]

Cientistas criam “arroz de carne” para combater fome e desnutrição

A invenção consiste em grãos de arroz que foram implantados com células de boi em laboratório Cientistas da Coreia do Sul desenvolveram um novo tipo de alimento que pode ser uma solução para a fome e a desnutrição no mundo: o “arroz de carne”. A invenção consiste em grãos de arroz que foram implantados com […]

Reconstrução da BR 476 em debate no Sul do Paraná

A reconstrução da BR 476 está em debate nessa semana. A rodovia está em condições ruins há muitos anos e diversos acidentes já foram contabilizados infelizmente. Você acompanha agora a entrevista com o Deputado Estadual Hussein Bakri, um dos representantes da região da Amsulpar, que fala sobre o que está sendo feito. O Deputado Federal […]