Agrião é eleita a verdura mais saudável do mundo » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Agrião é eleita a verdura mais saudável do mundo


9 de fevereiro de 2024

Ilustrativa

O agrião foi eleito pelos pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA como a verdura mais saudável do mundo. Segundo eles, essa folha tem um valor nutricional absurdo!

Entre 47 frutas e vegetais analisados, o agrião foi o mais rico em vitaminas e minerais essenciais para a saúde, além de ter propriedades que podem ajudar a reduzir o colesterol ruim e auxiliar no controle da diabetes.

Ele também possui propriedades expectorantes que ajudam a aliviar problemas respiratórios. Lembra do xarope de agrião que a vovó fazia? É isso mesmo! E ainda atua como desintoxicante e purificador do sangue, sabia?

Agrião é superalimento

Os pesquisadores analisaram 17 nutrientes essenciais, como vitamina A e B12, nos alimentos estudados, levando em consideração a quantidade de calorias.

O agrião teve pontuação máxima na densidade nutricional. Ele é considerado superalimento, sendo especialmente rico em vitamina C, ferro e cálcio.

E ainda também contém outros nutrientes como potássio, fibra, proteína e diversas vitaminas do complexo B e A.

Apenas 100 gramas da folha contém 3 mg de ferro, ótimo para o combate a doenças como a anemia.

Fortalece os ossos e previne envelhecimento

Incluir o agrião na sua dieta pode fortalecer o sistema ósseo.

As propriedades antioxidantes dessa folha protegem as células contra danos causados pelos radicais livres, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce.

Como consumir?

É muito comum consumir agrião em saladas, mas existem diversas formas de usar essa folhinha.

Dá pra colocar em pratos quentes, como sopas ou refogados.

Ele é uma adição deliciosa e nutritiva para saladas e sanduíches, e até no suco verde.

A dica é consumir o agrião cru para aproveitar ao máximo dos nutrientes.

Contraindicações

Mas atenção! O agrião deve ser evitado por aqueles que fazem uso de anticoagulantes, devido à sua riqueza em vitamina K.

Mulheres grávidas também devem evitar o consumo de agrião na forma de chás ou xaropes.

Isso porque ele pode interferir na ação de alguns medicamentos, como varfarina e clorzoxazona.

Outra verduras saudáveis

Mas não é só o agrião que merece destaque nessa lista!

A couve-chinesa, acelga, folhas de beterraba e espinafre também aparecem entre os alimentos mais saudáveis do mundo, segundo cientistas da Universidade William Paterson.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Ambulância da prfeitura de Bituruna se envolve em acidente na PR-170

Nesta terça-feira (18), por volta das 5h10min, na altura do km 553 da rodovia PR-170, próximo ao trevo da BR-153, na conhecida Serra de Santa Rosa, a ambulância da Fundação de Saúde de Bituruna colidiu na traseira de um caminhão de transporte de lâminas.O motorista ao avistar o caminhão tentou frear a ambulância, porém, devido […]

PL declara utilidade pública a Associação Futuro Craque

Na noite de ontem foi aprovado em segunda discussão, em unanimidade, na Câmara de Vereadores de União da Vitória o Projeto de Lei 10/2024, que declara de utilidade pública a Associação Esportiva Futuro Craque. O Projeto é de autoria do Vereador Cordovan Frederico de Melo Neto (PSB), nome conhecido não só como incentivador do esporte […]

IAT apresenta ao setor produtivo adequações na regulamentação da suinocultura no Paraná

Após uma série de estudos internos, o Instituto Água e Terra (IAT) finalizou o texto de revisão da Resolução Sedest nº 15/2020, que regulamenta a atividade de suinocultura no Paraná. A proposta será apresentada ao setor produtivo e entidades ligadas ao agronegócio nesta terça e quarta-feira (18 e 19) durante evento na sede do Sindicato Rural de […]