Agricultores de Irineópolis recebem documentação para regularizar imóveis rurais » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Agricultores de Irineópolis recebem documentação para regularizar imóveis rurais


23 de novembro de 2021

Fotos: Divulgação / SAR 

O Governo do Estado segue investindo na regularização fundiária em Santa Catarina. Nesta segunda-feira,22, a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural entregou a documentação necessária para legalizar as propriedades de mais de 1,8 mil famílias rurais de Irineópolis, na região Norte. Foram destinados aproximadamente R$ 339 mil em recursos.

“O município de Irineópolis é um dos maiores beneficiados do Programa Terra Legal, são mais de 1,8 mil propriedades rurais regularizadas a partir de hoje. São famílias que se tornam oficialmente proprietárias da terra. Isso é uma grande conquista e traz um leque de oportunidades para os agricultores, como o acesso ao crédito. Por isso, o programa vem recebendo investimentos e atenção especial do governador Carlos Moisés”, destaca o secretário da Agricultura Altair Silva.

Com o Programa Terra Legal, a Secretaria da Agricultura fornece o georreferenciamento necessário para que os produtores regularizem seus imóveis rurais. De posse do documento, o produtor começa o processo para conquistar a escritura da terra.

Sem o registro do imóvel, os produtores vivem em uma situação de insegurança jurídica e não podem, por exemplo, fazer parte das políticas públicas ou incentivos dos governos federal e estadual.

A produtora Sirlei Tiedtke é uma das beneficiadas do Terra Legal e recebeu o secretário Altair Silva em sua propriedade. “Estamos esperando isso há muito tempo e nós sabemos que esses documentos são muito importantes porque precisamos deles para fazermos um empréstimo bancário, para construirmos. Isso vai alavancar a nossa vida”.

Em 2021, o Governo do Estado pretende investir R$ 7,3 milhões para regularização de imóveis rurais, beneficiando mais de 20 mil famílias catarinenses.

As ações atendem os proprietários ou posseiros que têm imóveis não regularizados devido a posses, partilhas não realizadas ou contratos de compra e venda antigos e que, por isso, não possuem registro.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Escolhida a rainha do Município de Bela Vista do Toldo

Em uma noite marcada pela valorização da cultura e da identidade local, a Prefeitura de Bela Vista do Toldo realizou, na sexta-feira (30), a eleição da nova realeza do município. O evento reuniu cinco candidatas em um desfile que avaliou critérios como beleza, elegância, simpatia e desenvoltura, destacando o envolvimento da juventude com as tradições […]

Ato em defesa dos animais reune mais de 200 pessoas

Um ato em defesa da causa animal mobilizou aproximadamente 200 pessoas na manhã deste domingo (01), na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória A manifestação foi marcada por indignação e pedidos de justiça pelo caso que vitimou o cão conhecido como Orelha, que se tornou símbolo da luta contra os maus-tratos a animais. A […]

Fé, emoção e devoção marcam a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto:Salete A manhã deste domingo foi marcada por fé e tradição em União da Vitória, durante a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capela dedicada à padroeira. Conhecida por sua arquitetura que remete a um barco, símbolo da proteção aos navegantes, a celebração reuniu fiéis das cidades irmãs de União […]