Alep aprova projeto do deputado Hussein Bakri que institui 15 de outubro como Dia da Mulher Agricultora no Paraná » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Alep aprova projeto do deputado Hussein Bakri que institui 15 de outubro como Dia da Mulher Agricultora no Paraná


23 de agosto de 2023

Divulgação

15 de outubro passará a ser o Dia da Mulher Agricultora no Paraná. A data comemorativa está prevista num projeto de lei de autoria do Líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD), que foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (22). Para além do simbolismo, a intenção do parlamentar é reforçar a força feminina no campo e incentivar que mais mulheres paranaenses tomem a frente no meio rural.

“As mulheres no campo são cada vez mais numerosas e desempenham inúmeras funções essenciais para a atividade, o que mostra que há uma crescente representatividade feminina no setor. O empoderamento feminino na agricultura moderna não é apenas uma constatação, é sinônimo de revolução”, destacou Hussein Bakri.

De acordo com o Censo Agropecuário 2017 (o último divulgado), 13% dos estabelecimentos agropecuários do Paraná são comandados por mulheres, ou seja, cerca de 40 mil propriedades. E a intenção do projeto em tramitação na Assembleia é valorizar e fortalecer esse protagonismo.

Da mesma forma, o Governo Ratinho Junior vem buscando meios de reforçar a participação do público feminino na vocação agropecuária do estado. Nesse sentido, extensionistas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR) atendem atualmente cerca de 20 mil mulheres que atuam no campo, oferecendo assistência técnica, abrindo acesso a políticas públicas e levando capacitação profissional para incentivar o protagonismo feminino e também aprimorar a qualidade dos produtos das agricultoras paranaenses.

Além disso, as mulheres têm o apoio do IDR para a comercialização dos produtos, o que impacta positivamente na renda familiar. Há também o atendimento nas atividades de produção de leite, fruticultura e olericultura, produção orgânica e agroecológica, produção de grãos, agroindústria, produção de alimentos para autoconsumo e acesso a crédito rural.

Na semana passada, inclusive, foi anunciado o atendimento diferenciado a mulheres incluídas no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) interessadas em investir em suas propriedades. O Estado vai assumir 100% dos juros dos empréstimos contraídos para esse fim, a partir de uma linha de crédito dentro do Banco do Agricultor Paranaense.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Rock dos anos 80 e Orquestra Jazz Sinfônica se unem em show inesquecível na Praça do Chafariz

–  Acontece na noite desta quinta-feira, na Praça do Chafariz, em Porto União, um grande evento que promete unir estilos e sonoridades de forma inédita na região. O projeto SIM e a banda Flow Drive se reúnem para um show especial que combina os maiores sucessos do rock dos anos 80 com a delicadeza e […]

Caso UNIUV/UNESPAR: Prefeito de União da Vitória esclarece inconsistências

O prefeito de União da Vitória, Ary Carneiro Junior, convocou na tarde desta quarta-feira (17) uma coletiva de imprensa para esclarecer as intercorrências relacionadas ao Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo à Câmara de Vereadores, que trata da incorporação do Centro Universitário de União da Vitória (UNIUV) pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Durante a […]

Prefeitura de União da Vitória informa horários de funcionamento para o fim de ano

A Prefeitura de União da Vitória informou os horários de funcionamento dos serviços públicos durante o período de recesso e férias coletivas de fim de ano. A sede da Prefeitura e todas as Secretarias Municipais estarão fechadas a partir de segunda-feira, 22 de dezembro, com retorno das atividades em 12 de janeiro, em horário normal. […]