Alunos do Cemei professora Eneida Fagundes aprendem montar sanduíche » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Alunos do Cemei professora Eneida Fagundes aprendem montar sanduíche


25 de abril de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

 

Como montar um sanduíche e quais os benefícios de cada ingrediente na alimentação. Essas informações foram repassadas aos alunos do Centro de Educação Infantil (Cemei) professora Eneida Fagundes, localizado no distrito de São Cristóvão, em União da Vitória, na semana passada, pelos acadêmicos do 7º período do curso de Nutrição das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu (Uniguaçu). A atividade de preparo de sanduíches, nesse caso, decorados, fez parte do cronograma de estágios dos acadêmicos.

Os sanduíches foram preparados na sala de aula de cada turma, do Maternal I e II e Jardim I e II, com a ajuda das professoras e seus auxiliares. E os ingredientes utilizados foram pão fatiado, queijo, tomate, cenoura ralada, alface e para a decoração, a “carinha” do sanduíche, foi usado milho, cenoura e pepino.  Para a montagem, foi distribuído, em um prato, um pouco de cada ingrediente, onde cada criança foi montando o seu, conforme instruções no quadro.

Além da aula expositiva, com material em EVA, sobre como montar um sanduíche e os benefícios de cada ingrediente na alimentação, os acadêmicos destacaram a importância da higienização, como o uso da touca durante o preparo dos alimentos.

Os acadêmicos contam que, todos os alunos participaram da montagem dos sanduíches, e que, os do Maternal I e II, inicialmente, ficaram com “dó” de comer.  Já as crianças do Jardim I e II participaram ativamente da atividade respondendo às perguntas sobre os alimentos saudáveis e ajudando na escolha dos ingredientes.

Para os acadêmicos, o objetivo da atividade foi alcançado, uma vez que, de forma criativa, incentivaram o consumo de alimentos saudáveis na dieta das crianças, sendo que, até então, muitas recusavam-se a comer a salada nas refeições.

Os nutricionistas da secretaria municipal de Educação, Tiago Sejanoski e Cristiana Maier, avaliam como positiva a realização de atividades como essa. Eles observam que, essa introdução alimentar permite que, de forma lúdica, as crianças experimentem muitos alimentos, principalmente, verduras e legumes, e a partir daí, aprovam o paladar e passam a consumi-los.

 

Treinamento para merendeiras

 

Em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Uniguaçu, no próximo mês será oferecido um treinamento para as merendeiras das escolas municipais e dos Cemeis. As responsáveis pelas refeições dos alunos obterão conhecimentos teóricos e práticos sobre a manipulação dos alimentos.

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. No mês passado, o governo […]

Nova feira dos produtores rurais em União da Vitória promete surpreender

A feira contará com uma ampla gama de comodidades, incluindo uma cobertura de policarbonato em estrutura metálica, barracas externas com toldo e calçadas União da Vitória está prestes a receber uma adição marcante, com Nova Feira dos Produtores Rurais. Esta iniciativa, que está sendo realizada pela Prefeitura com investimento federal através de emenda do Deputado […]

Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]