Anvisa libera imunizante da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Anvisa libera imunizante da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos


16 de dezembro de 2021

Ilustrativa/Unsplash

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta quinta-feira (16) a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos com o imunizante do laboratório Pfizer. A dose a ser administrada nesse público será menor, e ainda não tem disponibilidade no Brasil.

Em outubro, a Pfizer divulgou dados que comprovam a eficácia da vacina em até 90% contra infecções em crianças de 5 a 11 anos. Em contrapartida, a Anvisa afirmou que a aprovação foi baseada nos dados disponíveis no momento, e que pode ser atualizada à medida que novas informações cheguem.

Até o momento, a Anvisa informou que as doses para crianças de 5 a 11 anos serão ⅓ da fórmula já aprovada pelo Brasil. Ainda, a agência informou que será necessário a formulação de uma dose pediátrica, que não será a mesma daquela utilizada por crianças acima de 12 anos – que é uma versão diluída da dose adulta.

Também foi informado que crianças que fazem aniversário de 12 anos entre a aplicação das doses, devem se manter à versão pediátrica. O órgão também disse que, até agora, não existem estudos sobre a aplicação de outros imunizantes e, por isso, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.

Além da Anvisa, a liberação também foi analisada por especialistas da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), de Infectologia (SBI), de Pediatria (SBP), de Imunizações (SBIm), de Pneumologia e Tisiologia.

A administração da vacina da Pfizer em pessoas maiores de 16 anos foi liberada no Brasil no dia 23 de fevereiro. Já a faixa etária entre 12 e 15 recebeu a autorização em 11 de junho.

Quanto às crianças menores de 12 anos, o processo foi aberto no dia 12 de novembro. Além do período de 15 dias em que o laboratório Pfizer respondeu questões técnicas da Anvisa, a agência levou 21 para dar um parecer. No total, a análise demorou pouco mais de um mês.

**TV Cultura

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Porto União publica lista única de vagas para a Educação Infantil

A Secretaria Municipal de Educação de Porto União divulgou, por meio da Central de Vagas, a lista única de vagas para os Núcleos de Educação Infantil (NEIs) referente ao ano letivo de 2026. A relação completa está disponível no site da Prefeitura, no ícone “Central de Vagas”, e apresenta o NEI e o período em […]

Demora da Câmara pode comprometer a incorporação da UNIUV à UNESPAR

A proposta de incorporação da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) ao campus da Universidade Estadual do Vale do Iguaçu (UNIUV), enfrenta um momento decisivo e pode estar ameaçada pela demora na tramitação do projeto na Câmara de Vereadores. O acordo, considerado estratégico para a consolidação do ensino superior público na região, depende da votação do […]

CMEI Eneida Fagundes recebe mais de R$ 117 mil em investimentos 

Nesta segunda-feira, 15, foi inaugurado novos espaços no Centro Municipal de Educação Infantil Eneida Fagundes, os investimentos totalizam R$ 117.051,21, aplicados em obras que qualificam o atendimento e o ambiente escolar, entre elas a construção de novos banheiros, construção de um solário e colocação de cobertura em policarbonato de corredores de acesso e do novo […]