A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cruz Machado está em festa. No último domingo, 30, a instituição completou 19 anos de fundação. Nessa quinta-feira, 3, a escola realizou uma comemoração para os alunos. O prefeito Antonio Luis Szaykowski esteve presente na cerimônia e comentou sobre a importância do trabalho que a Apae desenvolve no município e também do apoio que a Prefeitura oferece à instituição.
História da Apae de Cruz Machado:
A ideia da implantação da instituição na cidade foi do casal Reinaldo e Gertrude Plewka. Ao visitarem Curitiba (PR), o casal conheceu as instalações da Apae da capital paranaense. Eles se interessaram pelas atividades da instituição e pela possibilidade do trabalho ser realizado com as crianças especiais de Cruz Machado.
A fundação da Apae aconteceu em 30 de março de 1995, data da primeira reunião realizada com a comunidade. A reunião contou com a presença de várias pessoas da cidade e de pais de crianças com necessidades especiais. Porém, a data da inauguração oficial da escola aconteceu em 28 de fevereiro de 1998, às 15 horas. Situada na rua Edmundo Otto, a escola inicialmente era em uma casa de madeira, cedida pela Prefeitura.
A Apae iniciou as suas atividades em uma casa, com uma cozinha, sala, três quartos e uma garagem. A casa não tinha nenhum tipo de adaptação. A garagem era usada como refeitório para os alunos, inclusive durante o inverno. O espaço da sala foi dividido em duas salas de aula. Havia um quarto com banheiro que foi adaptado, também em uma sala de aula. Outro cômodo que possuía um computador era utilizado pela parte pedagógica e nos atendimentos de psicologia e fonoaudiologia.
Desde 2007, a Apae possui prédio próprio na rua Professora Edwiges Rosnowski, no bairro São Jorge. A estrutura nova conta com cozinha, refeitório, sala de fisioterapia, secretaria, sala de professores, sala de atendimento para o Sistema Único de Saúde (SUS), banheiros adaptados, consultório odontológico, sete salas de aula e horta. Em 2010 foi adquirido um micro-ônibus adaptado e um carro para auxiliar no transporte dos alunos.
As dificuldades enfrentadas no início já não existem mais. Com a colaboração da população, a Apae de Cruz Machado é um exemplo de evolução e solidariedade. A Apae atende 92 alunos e conta com uma equipe de funcionários com um diretor, uma pedagoga, um secretário, quatro serviços gerais, um motorista, doze professores, e mais a equipe do SUS que é composta por uma fonoaudióloga, três fisioterapeutas, uma psicóloga, uma terapeuta ocupacional, um psiquiatra e uma assistente social.