APAE de Porto União encerra primeiro projeto do Pronas/PCD » Rádio Colmeia

Escute a rádio

APAE de Porto União encerra primeiro projeto do Pronas/PCD


30 de novembro de 2021

Fotos: Divulgação

No dia 16 de outubro de 2021, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto União (APAE), encerrou o ciclo do primeiro Projeto (Ampliação dos atendimentos da APAE Porto União – NUP 25000.025402/2018-85), junto ao Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD).

O projeto teve início em 2019 e através dele a instituição adquiriu vários equipamentos e materiais, além da contratação de 12 profissionais, nas áreas de odontologia, nutrição, enfermagem, serviço social, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, neuropsicopedagogia e psicologia, além de uma cozinheira, uma auxiliar de limpeza e uma auxiliar administrativa, para atendimento às pessoas com deficiência.

Com o aporte financeiro através da dedução fiscal do Imposto de Renda das empresas: Havan Lojas de Departamento Ltda e o Itaú Unibanco foram possíveis realizar aproximadamente 20 mil atendimentosaos alunos atendidos pela APAE de Porto União.

Mesmo com o momento pandêmico devido ao Coronavíris (Covid-19), o projeto trouxe melhorias e qualidade de vida para as pessoas com deficiência e suas famílias.

O presidente da APAE de Porto União, Aloísio Francisco Salvatti, enfatiza a importância dos recursos destinados via Pronas para a APAE e do trabalho que é feito em prol dos alunos. “Na verdade, é muito importante o Programa Pronas, ele vem do Governo Federal, através do Ministério da Saúde, mas principalmente em parceria com empresas. Essa primeira etapa, o dinheiro que nós arrecadamos, foram através das Lojas Havan e também pelo Itaú Unibanco. Esse recurso foi investido, na presença de 12 técnicos na área da Saúde, e também em vários equipamentos desde a área do Consultório Odontológico até a compra de mobiliários. Esse recurso veio na hora certa para nós investirmos em prol dos nossos alunos e ter esses profissionais técnicos para atender os alunos foi fundamental por 20 meses. No mês de outubro se encerrou a primeira etapa com a prestação de contas e a fiscalização de um auditor fiscal e agora iniciamos a execução do segundo Projeto do Pronas, que tem um prazo de 24 meses”, finalizou Salvatti.

O que é o Pronas:

O Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência – PRONAS/PCD foi definido e legalizado na Lei 12715 de 2012.

Essa lei instituiu esse programa com a finalidade de captar e canalizar recursos destinados a estimular e desenvolver a prevenção e a reabilitação da pessoa com deficiência.

Aqui a lei incluiu as ações de promoção, prevenção, diagnóstico precoce, tratamento, reabilitação e indicação e adaptação de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, em todo o ciclo de vida.

Esse programa acontece por meio do incentivo fiscal para as ações e serviços de reabilitação da pessoa com deficiência desenvolvida por ONG’s que realizam tratamento de deficiências físicas, motoras, auditivas, visuais, mentais, intelectuais, múltiplas e de autismo.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Morador de União da Vitória é vítima de estelionatários e tem quase R$ 15 mil retirados de conta no banco

Compareceu na sede do 27º Batalhão da Polícia Militar em União da Vitória nessa sexta-feira, 24, por volta das 14h55, um morador da área central, relatando que foi vítima de um golpe com cartões do banco. Disse que recebeu a ligação de uma pessoa que se identificou como funcionário do Banco do Brasil, onde tem […]

Avança licitação de obra para solucionar queda de rochas em União da Vitória

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou nesta quinta-feira (23) a sessão de abertura dos envelopes com documentos de habilitação da obra de estabilização de taludes em trecho da PRC-466 em União da Vitória. O local é conhecido como um ponto de queda de barreira, principalmente em períodos de chuvas, e atualmente […]

Aneel mantém bandeira tarifária verde para julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde em julho para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz no próximo mês. É o terceiro o anúncio de bandeira verde realizado pela Aneel desde o fim da Bandeira Escassez Hídrica, […]