APAE Porto União inicia Semana da Autodefensoria » Rádio Colmeia

Escute a rádio

APAE Porto União inicia Semana da Autodefensoria


12 de julho de 2022

Fotos: Comunicação APAE Porto União

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Porto União, deu início neste domingo, 10 de julho, as ações da Semana da Autodefensoria, que tem como objetivo levar orientações para os alunos como para a sociedade do papel fundamental, da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, na sociedade.

As atividades sempre ocorrerem na segunda semana de julho, para realmente chamar a atenção sobre os direitos e deveres de cada pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Em Porto União, a instituição iniciou as ações com uma conversa na quarta-feira, 06 chamando para Semana da Autodefensoria. Já na quinta-feira, 07, no Ginásio de Esportes da APAE, acorreu um momento de bate papo entre professores, alunos e o casal Autodefensor de Porto União, que puderam fazer uma importante troca de ideias com todos.

Autodefensores da APAE Porto União, Viviane Vergopolan e Renato Osga

Para esta Semana da Autodefensoria, a APAE de Porto União, faz a divulgação da fala do casal Autodefensor da APAE de Porto União, áudio, este feito pelo casal e trazendo orientações para a sociedade de Porto União, União da Vitória e região. Além disso, outras atividades estão programadas internamente para os alunos e familiares como a apresentação do Coral Amor Especial com o hino da Autodefensoria, leitura de textos e a fala da Autodefensora Estadual das APAEs de Santa Catarina Rosa Maria Silva.

Na solenidade de abertura o presidente da APAE de Porto União, Aloisio Francisco Salvatti, prestigiou o evento e enfatizou a importância de cada aluno nas ações na sociedade.

O que é a Autodefensoria?

A autodefensoria consiste na representação dos usuários das instituições por meio representantes eleitos pelos seus companheiros. Os autodefensores têm assento e voz em todas as assembleias e reuniões da diretoria de cada APAE e os representantes estaduais, eleitos em congressos que reúnem usuários de todo o Estado, participam da diretoria da Federação. Além disso, a presença deles é garantida em todos os eventos. Atualmente a Autodefensora Estadual das APAEs de Santa Catarina, é Rosa Maria Silva, que já foi Autodefensora local da APAE de Porto União, e hoje representa todas as APAEs de Santa Catarina.

A importância da Autodefensoria:

O programa promove o desenvolvimento da autonomia e a construção da independência da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, considerando as necessidades e realidade de cada sujeito. O resultado do trabalho desenvolvido pela Programa de Autodefensoria pode ser verificado a partir da ampliação do protagonismo das pessoas com deficiência intelectual e múltipla dentro do movimento Apaeano Catarinense. Esse exercício de cidadania, seja na família, na comunidade ou na própria instituição, é estimulado dentro do programa de Autodefensoria.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Equipe de hospital realiza campanha de arrecadação para recém-nascido abandonado em Porto União

Após o episódio de abandono do recém-nascido ocorrido nesse domingo, 7, a equipe do Hospital São Braz está arrecadando doações de roupinhas, fraldas e itens de higiene para ajudar o menino. Quem puder e quiser ajudar de alguma forma pode entregar as doações diretamente na recepção do Pronto Socorro na Rua Frei Rogério, nº 579, […]

Alimentos ultraprocessados podem contribuir para perda cognitiva

Dificuldade de lembrar datas, fazer cálculos ou realizar tarefas básicas do dia a dia. As habilidades cognitivas geralmente diminuem à medida que a idade avança. Mas pesquisa feita por cientistas da Universidade de São Paulo (USP) mostra que a perda chega a ser 28% maior entre pessoas que consomem mais alimentos ultraprocessados. São alimentos que passaram […]

Colesterol alto é fator de risco para doenças cardiovasculares

O presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes – Regional RJ (SBD-RJ), Daniel Kendler, lembra, no Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, comemorado hoje (8), que o excesso dessa gordura no organismo é um dos principais fatores de risco para doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame. Cerca de 40% da população […]