Após apelo do Estado e setor produtivo, Mapa altera calendário de semeadura de soja no Paraná » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Após apelo do Estado e setor produtivo, Mapa altera calendário de semeadura de soja no Paraná


15 de setembro de 2023

Foto: Gilson Abreu/AEN

O Ministério da Agricultura e da Pecuária alterou o calendário da semeadura de soja no Paraná. A Portaria 866/2022, publicada nesta sexta-feira (15), é resultado de apelos e de comprovação técnica perante a Secretaria de Defesa Agropecuária, particularmente pelas entidades públicas e privadas representativas da Agricultura dos três estados do Sul, de que a ampliação no prazo seria benéfica para os produtores e não prejudicaria o combate à ferrugem asiática.

O prazo definido em 7 de julho era de que o plantio começaria em 11 de setembro com término em 19 de dezembro. Na safra anterior esse período se estendeu até 31 de janeiro. O novo documento estabelece escalonamento conforme a região permitindo que em algumas, como o Sul e Centro-Sul, a semeadura possa ser feita até 18 de janeiro, enquanto no Sudoeste vai até 15 de janeiro e no restante do Estado até 20 de dezembro.

A portaria anterior retirava 43 dias do calendário e prejudicava parte dos agricultores que ficavam impossibilitados de plantar cinco safras em dois anos.

“O Paraná sempre foi muito duro no enfrentamento da ferrugem da soja, foi o primeiro Estado a fazer o vazio sanitário, a integrar o consórcio antiferrugem, a conquistar o direito de cultivar entendendo as diversas realidades”, ponderou o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. 

“Tínhamos apaziguado isso no Paraná com o calendário até final de janeiro, mas a medida de julho causou um estrago no planejamento dos agricultores”, disse Ortigara. “Agora se restabelece certa normalidade permitindo que o Paraná cubra 29% de seu território com soja e, se tudo correr como esperamos, que seja uma safra boa”.

O presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins, salientou que, tão logo foi publicada a portaria de 7 de julho, o setor técnico do Estado, tanto na área pública quanto privada, se mobilizou para preparar uma proposta documentada e reforçar a necessidade de alterações. Ao mesmo tempo foi estreitado o contato com lideranças políticas e do segmento técnico dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que passaram a agir em parceria

“Convencemos o ministro Carlos Fávaro e dialogamos muito com os técnicos do ministério mostrando que havia necessidade de ouvir todas as partes envolvidas para corrigir o equívoco que se criara”, disse Martins. “Felizmente o ministério entendeu a realidade, possibilitando que os produtores planejem melhor as ações e a Adapar possa agir com o rigor e com o apoio que sempre exerceu”.

Confira as regiões e municípios que compõem a divisão AQUI.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Ciclista é atropelado por carro em Porto União e levado ao hospital

Por volta das 17h50min desta terça-feira (1), equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Porto União foram acionadas para atendimento de acidente de trânsito do tipo atropelamento na Rua Pedro Mazurechen, esquina com a Avenida João Pessoa no bairro São Pedro. No local foi encontrado um homem, o qual estava com uma […]

Idosa de 88 anos é encontrada debilitada após desaparecer em Porto União

Nesta terça-feira (1), uma equipe da Polícia Militar de Porto União foi acionada para deslocar até a localidade de Santa Maria, interior do município, para verificar uma ocorrência de desaparecimento de uma senhora de 88 anos de idade que estava desaparecida desde às 17 horas do dia anterior.Os policiais iniciaram as buscas e localizaram a […]

Casa Branca anuncia medidas econômicas significativas para 2 de abril

A Casa Branca anunciou que, em 2 de abril, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, implementará uma série de medidas econômicas destinadas a reduzir a dependência de produtos estrangeiros e fortalecer a economia nacional. Entre as ações previstas, destacam-se a imposição de tarifas recíprocas, taxas sobre produtos importados do Canadá e México, e tarifas […]