Uma nova pericia em uma urna na cidade de Içara, Sul do estado, será realizada. O objetivo é tentar recuperar os 287 votos que foram perdidos, após um problema que uma urna apresentou ainda no primeiro turno.
Essa decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TER-SC), na segunda-feira, 27, e segundo o mesmo, a nova pericia é para ser realizada no dia 5 de novembro, por volta das 13h, por técnicos do próprio Tribunal, pessoas indicadas pelo Tribunal Superior Eleitoral e por juízes.
O problema na urna de seção 458, que estava instalada na Escola Tranquillo Pizzetti, começou a apresentar problemas por volta das 15h, onde 287 pessoas já haviam votado. A urna chegou a ser trocada 5 vezes, mas não funcionou . Segundo o TRE, a urna travou e parou de contar os votos.
Após esse fato, 43 eleitores votaram em cédulas de papel, sendo estes considerados válidos.
Os técnicos tentaram trocar a mídia várias vezes, após constatar que o problema era no cartão criptografado, o que faz a leitura dos votos que já foram registrados, mas não adiantou.
Contudo a comissão de apuração do Tribunal decidiu anular, os 287 votos, e contar somente os que foram registrados no papel.
A decisão de tentar recuperar os votos perdidos foi tomada após uma coligação entrar com recursos, a coligação “Muda Santa Catarina”.