Argentina de 12 anos morre ao participar do ‘desafio do apagão’ no TikTok » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Argentina de 12 anos morre ao participar do ‘desafio do apagão’ no TikTok


17 de janeiro de 2023

Imagem: Laura Luque/Facebook

Uma menina de 12 morreu sufocada ao tentar fazer um vídeo para o chamado “desafio do apagão”, que voltou a viralizar no TikTok. O caso aconteceu na sexta-feira (13), na cidade de Capitán Bermúdez, província de Santa Fé, na Argentina. O mesmo desafio gerou mortes na Itália e no Chile, em 2021.

Milagros Soto foi encontrada pendurada em um laço improvisado em seu quarto. Segundo as investigações do MPA (Ministério Público de Acusação), a menina tentou cumprir o desafio, que consiste em se enforcar amarrando um cadarço ou cinto no pescoço até perder a consciência e se libertar no último momento.

“Uma vez bloqueada a respiração, o objetivo é desmaiar por asfixia. Tudo isso é transmitido ao vivo nas redes e, quem consegue, avança no jogo. Nesse caso, não deu certo e a menor morreu na tentativa”, disse um dos agentes, segundo o jornal La Nación.

“Não temos consolo”, diz família. Após a morte da adolescente, uma tia de Milagros compartilhou uma publicação em seu perfil no Facebook contando sobre o caso e pedindo que a história fosse divulgada para conscientizar internautas sobre os perigos do consumo de redes sociais.

“Olá a todos. Meu nome é Lali. Torno público o que estou vivendo. Essa é a Milagros, minha sobrinha, que hoje (sexta-feira) perdeu a vida fazendo um desafio do TikTok. Por favor, peço que compartilhem. Minha família e eu não temos consolo”, afirmou Laura Luque.

Em nota, a escola Teniente General Pablo Riccheri, onde Milagros estudava, lamentou a morte da adolescente.

“Acompanhamos a família da nossa aluna neste momento terrível”, declarou a instituição, que descreveu a menina como “uma ótima aluna, companheira, doce, boa e amável”.

Outros casos

Milagros não foi a primeira vítima fatal do “desafio do apagão”. Em 2021, dois adolescentes morreram por causa do viral.

Um dos casos aconteceu em Palermo, na Itália, onde uma menina de 10 anos foi asfixiada após colocar um cinto no pescoço para tentar cumprir o desafio. Ela foi achada no banheiro por seu irmão, que tinha 5 anos na ocasião.

Depois da morte da criança, o governo italiano ordenou o bloqueio imediato das contas de usuários do TikTok menores de 13 anos.

Em novembro do mesmo ano, um menino de 12 anos morreu no Chile da mesma forma. Ele foi encontrado já sem vida em seu quarto, ao lado de um temporizador.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Fernanda Sardanha e Adão Staniszewski são definidos como candidatos a prefeito e vice em São Mateus do Sul

Na tarde de hoje, 20 de julho de 2024, foram realizadas as convenções partidárias em São Mateus do Sul, que definiram os nomes dos candidatos para as próximas eleições municipais. A atual prefeita Fernanda Sardanha, do PSD, foi confirmada como candidata à reeleição, tendo Adão Staniszewski, do PP, como candidato a vice-prefeito. As convenções dos […]

Acidente na BR-280 envolve caminhão e carro em frente ao CIDASC

Um acidente foi registrado nas primeiras horas da manhã deste sábado, 20, em frente ao CIDASC na BR-280. A colisão envolveu um caminhão Volkswagen, com placas de Massaranduba, Santa Catarina, e um Space Fox, com placas de Caçador. De acordo com informações, o caminhão estava estacionado e o condutor estava dormindo no pátio quando o […]

Colapso Digital: Impactos no Brasil

Nesta sexta-feira, 19 de julho de 2024, um apagão cibernético global causou problemas em sistemas de diversos setores no Brasil e no mundo. Companhias aéreas, hospitais, varejistas e outros negócios foram afetados. A interrupção começou com uma falha em uma atualização de segurança da CrowdStrike, impactando dispositivos Windows e causando problemas com serviços do Microsoft […]