Articulação mantém ICMS do cigarro inalterado e beneficia 28 mil produtores de fumo do Paraná » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Articulação mantém ICMS do cigarro inalterado e beneficia 28 mil produtores de fumo do Paraná


15 de dezembro de 2021

Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri acaba de obter uma vitória para os 28 mil produtores de fumo do Paraná, que movimentam quase R$ 1 bilhão e respondem por mais de 30% da produção do país.

Numa articulação junto ao governador Ratinho Junior e aos secretários Guto Silva (Casa Civil) e Renê Garcia (Fazenda), o parlamentar garantiu que o ICMS do cigarro não sofra qualquer aumento no Estado.

O reajuste de 2 pontos porcentuais iria custear o vale-alimentação de R$ 600 mensais a ser pago aos policiais paranaenses.

Uma emenda de Bakri e dos deputados da base aliada retirou esse trecho do projeto, fazendo com que o benefício seja custeado com o corte de despesas em áreas do Governo.

A medida fortalece a agricultura familiar e a manutenção de empregos e renda em 131 municípios que produzem tabaco, sobretudo nas regiões Sul e Centro-Sul do Paraná.

Além disso, evita a perda de mercado para Santa Catarina e o aumento do contrabando para fugir da carga tributária.

Participaram da reunião Fabiano Machado e Cleber Silveira, da Abifumo; Guatimozin Santos, do Sinditabaco; Fabio Aguayo, do setor de bares e casas noturnas; e os prefeitos Abimael do Valle (São João do Triunfo) e Leandro Jasinski (Rio Azul), cujos municípios são os dois maiores produtores de fumo do Paraná.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


STF aprova a “revisão da vida toda” pelo INSS

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou na tarde desta quinta-feira (1º) a análise da “revisão da vida toda” do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Onze ministros apresentaram seus votos, com placar de 6 a favor e 5 contra. Votaram a favor os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber e Marco […]

“Canoinhas não é terra de ladrão”, diz Juliana Maciel ao tomar posse como 1ª prefeita

Pela primeira vez na história, Canoinhas será comandada por uma mulher. Juliana Maciel Hoppe (PSDB) tomou posse na manhã desta quinta-feira, dia 1º, em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores. “A minha postura enquanto política sempre foi de levar ao povo o melhor que tem dentro de mim, guiada sempre pelos passos de Deus, […]

Confira as vagas de emprego da Agência do Trabalhador de União da Vitória

Vagas de emprego estão disponíveis na Agência do Trabalhador de União da Vitória nesta sexta-feira, 02. Interessados em mais informações, podem procurar a agência com carteira de trabalho e número do Programa de Integração Social (PIS), das 8h às 14 horas. O atendimento aos trabalhadores, em relação a vagas e ao seguro desemprego, só serão […]