Assistência Social de União da Vitória inicia atualização de dados de famílias usuárias do Cadastro Único » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Assistência Social de União da Vitória inicia atualização de dados de famílias usuárias do Cadastro Único


19 de outubro de 2022

Ilustrativa

A Secretaria Municipal de Assistência Social de União da Vitória está realizando a atualização cadastral das famílias incluídas no Cadastro Único e que foram visitadas pelo Mutirão da Assistência Social que aconteceu nos meses de junho e julho onde os técnicos da Assistência Social passaram por todas as regiões do Município.

A convocação é para que o responsável por cada família que foi visitada, procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS mais próximo a sua residência, para finalizar o atendimento, garantir a atualização dos dados e evitar o bloqueio dos benefícios recebidos.

As famílias que incluíram os dados através do Aplicativo do Ministério da Cidadania, também devem procurar os CRAS para finalizar o cadastro e garantir a entrada no Cadúnico.

De acordo com a Secretária de Assistência Social, Cleonice Martinazzo Moller, o Mutirão teve o objetivo de conhecer a realidade do Município, e também visitar as famílias que fazem parte Cadúnico, e que se enquadrava como pobreza extrema, que é quando a família não tem nenhuma renda, ou renda per capita de até R$ 105,00 reais.

“O mutirão aconteceu depois que recebemos o diagnóstico de que haviam 2.000 famílias classificadas em extrema pobreza em União da Vitória e atendendo um pedido do prefeito Bachir Abbas, nossa equipe técnica visitou todas essas famílias, para que pudéssemos fazer o reconhecimento dessas famílias e conhecer as suas necessidades”, explicou a secretária de Assistência Social, Cleonice Martinazzo Moller.

Durante o mutirão, a equipe técnica verificou que dessas 2.000 famílias, um total de 565 não se encaixam em situação de pobreza extrema e outras quase 300 famílias não foram encontradas no endereço cadastrado, ou porque mudaram de endereço e não procuraram o CRAS para fazer a atualização ou porque mudaram de cidade.

“Dentro dos dados coletados no mutirão, foi verificado que muitas famílias estão com dados omissos ou errados, e por isso há a necessidade dessa atualização, inclusive para que elas não percam esse cadastro e possam continuar recebendo os benefícios, não apenas o Auxílio Brasil, mas outros que necessitam do Cadúnico para serem recebidos, como a Tarifa Social, por exemplo”, afirmou Cleonice.

A atualização também é necessária para que abra espaço para a inclusão de outras famílias, que possam receber os benefícios. “Temos essa situação onde as famílias não residem mais em União da Vitória, não atualizam os dados e acabem ocupando a vaga de alguma pessoa que realmente precise”, disse a secretária.

Caso a família não faça a atualização cadastral, a Comissão do Programa Auxílio Brasil, avaliará cada situação e será dada a baixa no cadastro. Os cadastros de famílias que não fizeram nenhuma atualização desde 2017 também serão baixados do sistema.

Para fazer a atualização cadastral, a pessoa deve ir até o CRAS mais próximo a sua residência até o dia 30 de novembro e levar os seguintes documentos:

Comprovante de Renda (de todos os que moram na residência);

Carteira de Identidade (de todos os que moram na residência);

CPF (de todos os que moram na residência);

Título de Eleitor (de todos os que moram na residência);

Carteira de Trabalho (de todos os que moram na residência, mesmo que não esteja assinada);

Comprovante de residência (que deve estar no nome de alguém que reside no endereço – Luz, água e se não tiver pode ser apresentada declaração de residência retirada na Unidade Básica de Saúde do seu bairro);

Certidão de nascimento (das crianças moradoras e pessoas que não possuam outro documento);

Na falta da apresentação de algum desses documentos não será feito o cadastro.

Horário de atendimento dos CRAS:

CRAS Central – Das 12h às 18h

CRAS Rocio – Das 08h às 11h e das 13h às 16h

CRAS São Cristóvão – Das 08h às 11h e das 13h às 16h

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


STF aprova a “revisão da vida toda” pelo INSS

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou na tarde desta quinta-feira (1º) a análise da “revisão da vida toda” do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Onze ministros apresentaram seus votos, com placar de 6 a favor e 5 contra. Votaram a favor os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber e Marco […]

“Canoinhas não é terra de ladrão”, diz Juliana Maciel ao tomar posse como 1ª prefeita

Pela primeira vez na história, Canoinhas será comandada por uma mulher. Juliana Maciel Hoppe (PSDB) tomou posse na manhã desta quinta-feira, dia 1º, em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores. “A minha postura enquanto política sempre foi de levar ao povo o melhor que tem dentro de mim, guiada sempre pelos passos de Deus, […]

Confira as vagas de emprego da Agência do Trabalhador de União da Vitória

Vagas de emprego estão disponíveis na Agência do Trabalhador de União da Vitória nesta sexta-feira, 02. Interessados em mais informações, podem procurar a agência com carteira de trabalho e número do Programa de Integração Social (PIS), das 8h às 14 horas. O atendimento aos trabalhadores, em relação a vagas e ao seguro desemprego, só serão […]