ATAQUE DE CRIANÇAS A UM ENXAME DE ABELHAS CAUSOU PÂNICO NA PRAÇA » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

ATAQUE DE CRIANÇAS A UM ENXAME DE ABELHAS CAUSOU PÂNICO NA PRAÇA


7 de março de 2024

Segundo o relato de pessoas que estavam presentes na Praça Coronel Amazonas no Centro de União da Vitória, na tarde de quarta-feira, 7 de março. O ataque das abelhas teve inicio após algumas crianças jogarem pedra no enxame. Nove indivíduos, a maioria crianças foram vítimas de picadas de abelhas.

Até as 18 horas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) registrou a chegada desses casos, que incluíam principalmente crianças. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou socorro às vítimas e conduziu uma criança de apenas 7 anos para a UPA, apresentando múltiplas picadas.

O Corpo de Bombeiros de União da Vitória prestou atendimento a um total de seis crianças – quatro meninas e dois meninos – que foram afetadas pelo ataque. Algumas vítimas buscaram atendimento por meios próprios, evidenciando o grau de emergência da situação. O incidente gerou pânico, especialmente entre os horários de saída das escolas próximas à praça, quando várias crianças estavam no local. A remoção do enxame ficou a cargo do corpo de bombeiros.

O ataque de abelhas nada mais é do que a defesa da colmeia (família) posta em prática. A intensidade com que as abelhas defendem sua colmeia depende de fatores genéticos e principalmente do estágio de desenvolvimento da colônia, quanto mais “forte” a colônia melhor é seu sistema de defesa. As abelhas só atacam para defender sua colmeia, ou seja, o local de sua moradia, família instalada, portanto quando as abelhas estarão visitando flores, refrigerantes ou outra fonte de açúcar, não haverá um ataque das abelhas, no máximo poderá ocorrer uma picada caso a pessoa comprimir a abelha. Se possível, esconda ou remova a fonte de substâncias açucaradas, isso evitará que a abelha recrute novas companheiras para a fonte e alimento.

Algumas das recomendações em casos de enxames de abelhas instalados em locais que podem ocorrer acidentes são: se tiver enxame de abelhas na residência ou local próximo, mas não atacaram ninguém, é recomendável entrar em contato com um apicultor para a retirada da colmeia. Não se deve mexer com abelhas se não for apicultor ou não tiver conhecimento. Enxames localizados em locais altos como telhados, dificilmente desencadeiam ataques, pois elas não se estressam com barulhos altos e o mais importante, ninguém mexe com elas acidentalmente.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. No mês passado, o governo […]

Nova feira dos produtores rurais em União da Vitória promete surpreender

A feira contará com uma ampla gama de comodidades, incluindo uma cobertura de policarbonato em estrutura metálica, barracas externas com toldo e calçadas União da Vitória está prestes a receber uma adição marcante, com Nova Feira dos Produtores Rurais. Esta iniciativa, que está sendo realizada pela Prefeitura com investimento federal através de emenda do Deputado […]

Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]