Até às 12h no Brasil, 59 países já haviam encerrado a votação para presidente da República » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Até às 12h no Brasil, 59 países já haviam encerrado a votação para presidente da República


2 de outubro de 2022

Até as 12h deste domingo (2), eleitoras e eleitores brasileiros em 59 países já haviam encerrado a votação para presidente da República.

Divulgação dos resultados

A divulgação oficial dos resultados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só ocorrerá a partir das 17h de Brasília, quando a votação for encerrada em todo o país.

Mas é importante lembrar que os resultados em cada seção eleitoral podem ser conferidos pelos próprios eleitores por meio do Boletim de Urna.

Confira a lista dos países que finalizaram a votação até 12h:

ÁFRICA DO SUL
ALEMANHA
ARÁBIA SAUDITA
AUSTRÁLIA
ÁUSTRIA
BAREIN
BÉLGICA
BULGÁRIA
CATAR
CHINA
CHINA, HONG KONG
CHIPRE
COREIA DO SUL
DINAMARCA
EGITO
EMIRADOS ÁRABES UNIDOS
ESLOVÁQUIA
ESLOVÊNIA
ESPANHA
ESTÔNIA
FILIPINAS
FINLÂNDIA
FRANÇA
GRÉCIA
HOLANDA
HUNGRIA
INDIA
INDONÉSIA
IRÃ
ISRAEL
ITÁLIA
JAPÃO
JORDÂNIA
KUWAIT
LÍBANO
LUXEMBURGO
MALÁSIA
MOÇAMBIQUE
NAMÍBIA
NEPAL
NORUEGA
NOVA ZELÂNDIA
OMÃ
PALESTINA
POLÔNIA
QUÊNIA
REPÚBLICA TCHECA
ROMÊNIA
RÚSSIA (FEDERAÇÃO RUSSA)
SINGAPURA
SUÉCIA
SUIÇA
TAILÂNDIA
TAIWAN
TANZÂNIA
TIMOR LESTE
TURQUIA
VIETNÃ
ZÂMBIA

Neste ano, mais de 697 mil eleitores estão aptos a votar no exterior. Eles podem votar somente para presidente da República. O número de eleitores no exterior representa um aumento de 39,21% em relação a 2018, quando ocorreram as últimas Eleições Gerais. A votação ocorre em 181 cidades estrangeiras.

Fusos no Brasil

Uma decisão do Plenário do de dezembro de 2021 determinou a uniformização do horário de votação em todo o país. Isso significa que, no Brasil, as seções eleitorais foram abertas às 8h e encerrarão os trabalhos às 17h do horário de Brasília (DF), desde que não haja eleitores na fila.

Como consequência, estados com fuso horário diferente da capital brasileira tiveram de se adequar à medida, prevista na Resolução TSE nº 23.669, que trata dos atos gerais do processo eleitoral. As seções eleitorais de Rondônia, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Roraima abriram uma hora antes, ou seja, às 7h do horário local.

Boa parte das seções do estado do Amazonas também iniciou a votação às 7h. Contudo, como algumas localidades seguem o fuso horário do Acre, nesses lugares, os trabalhos de coleta dos votos do eleitorado começaram com duas horas de antecedência, isto é, às 6h.

Já em Fernando de Noronha (PE), a votação foi iniciada às 9h do horário local para coincidir com o horário da capital federal.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


STF aprova a “revisão da vida toda” pelo INSS

O Supremo Tribunal Federal (STF) encerrou na tarde desta quinta-feira (1º) a análise da “revisão da vida toda” do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Onze ministros apresentaram seus votos, com placar de 6 a favor e 5 contra. Votaram a favor os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Carmen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber e Marco […]

“Canoinhas não é terra de ladrão”, diz Juliana Maciel ao tomar posse como 1ª prefeita

Pela primeira vez na história, Canoinhas será comandada por uma mulher. Juliana Maciel Hoppe (PSDB) tomou posse na manhã desta quinta-feira, dia 1º, em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores. “A minha postura enquanto política sempre foi de levar ao povo o melhor que tem dentro de mim, guiada sempre pelos passos de Deus, […]

Confira as vagas de emprego da Agência do Trabalhador de União da Vitória

Vagas de emprego estão disponíveis na Agência do Trabalhador de União da Vitória nesta sexta-feira, 02. Interessados em mais informações, podem procurar a agência com carteira de trabalho e número do Programa de Integração Social (PIS), das 8h às 14 horas. O atendimento aos trabalhadores, em relação a vagas e ao seguro desemprego, só serão […]