Foi realizada na manhã desta sexta-feira, 27, a Audiência Pública do 3º Quadrimestre de 2014, que apresentou a prestação de contas do último ano da Administração Municipal de General Carneiro.
Esteve presente o vice-prefeito Sérgio Steptjuk que no ato representou o prefeito Joel Martins Ferreira que está em viagem. Também acompanharam a audiência os secretários municipais, diretores, coordenadores, demais funcionários públicos, o comandante do destacamento Policial entre outros.
A Audiência Pública foi comandada pelo responsável pelo Controle Interno do Município, Vilson de Oliveira, que apresentou os números do ano, os quais foram considerados positivos devido às dificuldades financeiras que os municípios de toda região enfrentaram em 2014.
As aplicações realizadas durante o ano mostraram o comprometimento de General Carneiro com a educação. As despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino que exigem uma aplicação de 25% dos recursos foram compridas acima do determinado. Ao total, foram aplicados 26,7%. Já nas despesas do FUNDEB, foram aplicados 66,72%, onde o mínimo exigido era de 60%. Já no setor da saúde os investimentos foram bem acima do que exige a lei, sendo que a administração aplicou 24,19%, cerca de 9% a mais do exigido.
Os números agradaram o vice-prefeito Sérgio Steptjuk que se lembrou do momento difícil do país que acaba influenciando a todos os municípios, em especial os menores como General Carneiro. No entanto, ele lembrou que é possível trabalhar e conseguir avanços. “A situação não é boa, é muito difícil, mas não é impossível administrar, estamos trabalhando mesmo com dificuldades e vamos continuar buscando o progresso de General Carneiro”.
Responsável pelo Controle Interno do Município, Vilson de Oliveira também falou sobre comentários referentes à prefeitura estar endividada e explicou que, “a Prefeitura tem dívidas, mas tem como pagar, as dívidas surgem devido estar sendo feitas obras, mas temos recursos do governo a serem repassados e temos como pagar”, garantiu.
O secretário de Administração Joares Martins Ferreira, também discursou para os presentes na Audiência Pública, alertando que o ano de 2015 será um ano delicado. “O ano deve ser muito ruim economicamente, em todo o Brasil, precisamos ter pés no chão, colocar tudo na caneta e economizar para que o ano flua bem sem dificuldades”,propôs Joares.
”Felizmente os números foram muito favoráveis mesmo com muitas dificuldades. A divida que o município vem pagando há muitos anos está baixando e provavelmente será eliminada no próximo ano, mas quanto ao momento da Prefeitura, a gente ficou satisfeito, o fechamento de 2014 foi bom em relação aos números”, conclui Joares.