A Secretaria de Educação e Cultura de São Mateus do Sul informou nesta quinta-feira (22), a data para o retorno das aulas presenciais nas escolas municipais.
Em comunicado divulgado hoje, a pasta apresentou um modelo que prevê o retorno das aulas para o início de agosto. Havia uma expectativa de voltar no mês de julho, mas as contratações de merendeiras e agentes de limpeza ainda não estão concluídas (processo em licitação), o que deve ser finalizada até o início do próximo mês.
A proposta é o modelo híbrido – onde a turma será dividida em 2 ou 3 grupos conforme a realidade de cada instituição e cada grupo passará uma semana no presencial alternado com uma semana realizando as atividades em casa.
Também haverá o retorno de forma escalonado – retornando em ordem decrescente as turmas, iniciando pelo quinto ano e dando a sequência por espaços de tempo que acharmos necessário.
Lembrando que a vacinação avança, porém, a faixa de idade dos estudantes ainda não está contemplada no cronograma da vacina. Diante deste fato, a SEMEC afirma ter ciência do tamanho da responsabilidade enquanto gestores da Educação Municipal, com o compromisso de cuidar de vidas.
A escolha de cada família será respeitada e aqueles que optarem por continuar no remoto serão orientados pela escola de que forma passará a ser a dinâmica de recebimento e entrega de materiais.
Transporte escolar
Quanto ao transporte escolar, em reunião com os prefeitos da região ficou decidido que somente São Mateus do Sul e União da Vitória voltariam a fornecer transporte escolar a partir do mês de agosto, porém, como forma de “plano piloto” para analisarmos com cautela a volta do transporte.
A prefeitura adiantou o serviço para uma região do município, até mesmo por orientação da Secretaria de Saúde que para um maior controle seja disponibilizado por grupos.
Sendo assim, na primeira semana de agosto outras linhas já estarão disponíveis. Essa organização foi repassada a todos os diretores das escolas estaduais e municipais com a presença do Chefe do Núcleo Regional de União da Vitória que juntos aprovaram o plano de retorno do transporte escolar.
**Portal RDX