Aulas presenciais retornam no dia 18 de fevereiro no Planalto Norte Catarinense » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Aulas presenciais retornam no dia 18 de fevereiro no Planalto Norte Catarinense


2 de fevereiro de 2021

O Jornal Colmeia recebeu na edição dessa terça-feira, 2, o Coordenador Regional de Educação de Canoinhas, Professor Ethel Jacomel, que falou sobre o início do ano letivo de 2021 em Porto União e todo Planalto Norte, matrículas e também informações da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina. Você pode conferir a entrevista completa ao final da matéria.

Jacomel colocou que a Secretaria da Educação do Estado está preparada pra o retorno das aulas. No ano de 2020 havia uma previsão de retorno parcial, com reforço escolar, que não se concluiu por diversas circunstâncias da pandemia. No próximo dia 18 as aulas presenciais das escolas retornarão.

Imagem: Radio Colmeia

Matrículas

A matrícula é realizada de maneira online nos dias 3 e 4 de fevereiro. Basta acessar o site da Secretaria de Educação (AQUI) e clicar no ícone matrícula. Caso a pessoa tenha dificuldade ou não tenha internet, poderá procurar as escolas para pedir auxílio.

Modelos

Após todas as matrículas efetuadas, a Secretaria irá gerar um diagnóstico geral da participação dos alunos para aplicar os modelos que estão sendo propostos. São três modelos sendo 100% presencial; tempo casa, tempo escola; e totalmente remoto.

O modelo 100% presencial é preciso analisar a margem de risco, estrutura da escola e ter um aval da Secretaria de Saúde. Essa condição não será aplicada na região.

Já o modelo tempo casa, tempo escola é o que será aplicado na maioria dos lugares, em que o aluno participa das aulas uma semana em casa e uma semana na escola. Na prática funcionará assim: uma série de, por exemplo, 30 alunos será dividia em duas turmas. Enquanto na primeira semana uma turma de 15 alunos estudar na escola presencialmente, a outra ficará em casa e posteriormente vice e versa. “A nível de administração das famílias esse segundo modelo não tem muita dificuldade”, disse Jacomel.

O terceiro modelo que é totalmente remoto é voltado para os alunos com comorbidades, necessidades especiais e para aquelas famílias que não quiserem enviar seus filhos às escolas. Os responsáveis terão que assinar um documento para aderir esse modelo. De acordo com o coordenador regional, serão montadas turmas com os alunos remotos, podendo haver na mesma turma alunos de outros colégios e cidades, sendo realizado polos. Posteriormente os responsáveis podem mudar o modelo caso achem melhor. “São oportunidades que a gente dá para que a gente possa receber esses alunos na escola”, colocou.

Jacomel diz aos pais para que, antes de tomar a decisão de qual modelo aderir, que visitem as dependências da escola e verifiquem todas as medidas de segurança que estão sendo tomadas. O coordenador também citou em sua fala o empenho dos professores que, com a pandemia, precisaram se reinventar com a maneira de aplicar as aulas e atividades.

Caso algum dos alunos que está indo as aulas presencias for positivado com a Covid-19, será necessário buscar qual é o procedimento a ser adotado de acordo com o plano de contingência da escola. Esse plano foi elaborado já no ano passado em que cada escola realizou seu plano que foi aprovado pelo comitê municipal e regional, fazendo parte do Plancons. Este plano pode ser alterado a qualquer momento.

Vacina para os profissionais da educação

A vacina para os profissionais da educação, infelizmente, não tem data definida. Como é seguido um plano a nível federal, por ordem e distribuição do Ministério da Saúde, o Estado e o município não podem interferir.

Transporte Escolar

Para Jacomel há um problema sério no quesito do transporte escolar. Ele orienta aos pais que, se possível sigam o zoneamento e matriculem os filhos em escolas mais próximas do local onde moram. Caso a pessoa optar por matricular o aluno em alguma escola de sua preferência, que fique longe do local de moradia e precise de transporte gratuito, este não poderá ser atendido por norma vigente em lei.

Ouça a entrevista na íntegra:

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Bombeiros registram ocorrências envolvendo águas-vivas e salvamentos nos últimos sete dias em SC

A operação Estação Verão 2024/2025, promovida pelo Governo de Santa Catarina, iniciou a alta temporada com resultados expressivos no período de 17 a 23 de dezembro. Em sete dias, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram 85 salvamentos por afogamento em todo o estado, evidenciando a importância do trabalho preventivo […]

Perto do cidadão: Paraná destina R$ 406 milhões para reforçar saúde dos municípios

Os investimentos em equipamentos, ações voltadas para melhoria da infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a expansão de novas tecnologias estão entre os principais medidas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para aprimorar o atendimento prestado à população nos municípios. Além disso, foi reforçado o processo de educação permanente dos profissionais da […]

Vai ficar mais difícil se aposentar em 2025? Veja o que muda nas exigências

Com a chegada de 2025, trabalhadores que estão prestes a se aposentar precisam estar atentos às novas exigências da reforma da Previdência. Desde a sua aprovação, a nova norma altera parte das regras a cada ano. A regra geral exige que mulheres se aposentem com idade mínima de 62 anos, e pelo menos 15 anos de contribuição. Para […]