Banda Sinfônica do Instituto SIM se prepara para sua estreia domingo, 21 » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Banda Sinfônica do Instituto SIM se prepara para sua estreia domingo, 21


16 de julho de 2013

 

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma nova e mais promissora fase musical para as cidades Gêmeas do Iguaçu terá início domingo, 21, às 11h, quando a Banda Sinfônica do Instituto SIM sobe ao palco do Cine Teatro Luz para sua estreia.

Formada por 30 músicos, a banda conta com integrantes remanescentes de outras formações lideradas pelo maestro Marcelo Storck e, também, com alunos do próprio instituto que, juntamente com a banda, sobem ao palco pela primeira vez. É o caso de Jocelei Maia. Ele soube do projeto do Instituto SIM por meio do projeto “Primeira Audição” que consiste em apresentações musicais de grupos de câmara realizado nas escolas públicas de União da Vitória, com apoio de sua Fundação de Cultura.

Em 2011, Jocelei estava entre a plateia da escola Neuza Domit. “Interessei -me pela música imediatamente. Hoje estou ansioso e realizado”, revela o jovem, residente no distrito de São Cristovão. Depois de ingressar nas aulas gratuitas ministradas pelo Instituto, Jocelei optou pelo clarone (clarinete baixo). Outra estreante é Martina Schultz, no saxofone.

Mas não são apenas músicos novos que a banda apresentará. O repertório, popular, conta com oito peças, seis das quais inéditas, todas sob arranjo de Anderson Fabrício Pereira, a exceção de “As Summer Was Just Beginning”, de  Larry Daehn.

A banda aposta num horário alternativo para cativar seu público. A exemplo das grandes orquestras, passa a optar pelas manhãs de domingo para seus concertos. “No sábado há muita atividade social na cidade. Além do quê, os domingos pela manhã são mais tranquilos em todos os sentidos e esta é uma nova opção de lazer e cultura que oferecemos num horário em que muitas pessoas não têm compromissos”, explica Vitor Gustavo Lotoski, presidente do SIM.

Para o maestro Marcelo Storck, é momento de “remover teias de aranha da batuta”. Desde a interrupção dos trabalhos quando a banda pertencia a uma escola local, em 2011, este é o primeiro concerto. “Sempre estive motivado. Mas confesso que este grupo é mesmo especial e o momento muito promissor. Hoje temos mais liberdade de ação e a localização das aulas tem favorecido o comparecimento de mais alunos”, explicou.

 

O Instituto:

Reconhecido como de utilidade pública municipal em Porto União (SC) e também em União da Vitória (PR) haja vista que além de ofertar ensino da música gratuitamente promove grande trabalho social o “Instituto SIM – Sempre Incentivando Música” é uma organização social e musical sem fins lucrativos que desde outubro de 2011 passou a se formar em nossas cidades.

Professores: Anderson Fabrício Pereira, Esdras Correa,  José Lirio,  Carla Kampmann,  Marcelo Storck e Marcos Saldanha.

Os instrumentos são das famílias de cordas, sopro e percussão. As aulas, gratuitas.

 

O repertório da estreia:

 

INSTANT CONCERT

AS SUMMER WAS JUST BEGINNING

THE DOORS IN CONCERT

EARTH, WIND & FIRE DANCE MIX

ELEANOR RIGBY –

GABRIEL’S OBOE

SOMETHING

LEGENDS OF ROCK

 

 

Serviço:

 

Banda Sinfônica SIM

Concerto de estreia

Domingo, 21 de julho – 11h

Cine Teatro Luz

Ingresso: R$ 5

(Menores de cinco anos não pagam)

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Vídeo: tirolesa do Complexo Turístico Morro da Cruz é inaugurada em Porto União

Na tarde dessa sexta-feira, 27, a tirolesa do Complexo Turístico Morro da Cruz foi inaugurada em Porto União pelo prefeito Eliseu Mibach e demais autoridades. Uma pequena demonstração foi realizada nos quase 800 metros de cabo que levam até o Parque do Centenário, próximo ao balneário Santa Rosa, em uma velocidade de aproximadamente 54km. Para […]

Celesc e empresas de telefonia retiraram cerca de 70 toneladas de cabos irregulares de postes em 2024

A cooperação entre a Celesc, prefeituras e empresas de telefonia resultou na realização de 135 mutirões de limpeza de postes e na remoção de aproximadamente 70 toneladas de cabos obsoletos ou descartados de forma irregular sobre a rede, ao longo de 2024. As ações ocorreram em cidades como Joinville, Itajaí, Balneário Camboriú, Chapecó, São Miguel, […]

Piscinas: receita simples para tratar água evita desperdício e surpresa na conta

Com as temperaturas mais altas no verão, é comum o uso de piscinas nas mais diversas cidades, especialmente no Litoral. O hábito de encher e esvaziar a piscina, principalmente as plásticas, sem tratar a água tem se tornado um dos grandes vilões do desperdício de água. “Uma piscina de 5 mil litros é o suficiente […]