BIJU encanta em apresentação do SIM realizada no Colégio Túlio de França » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

BIJU encanta em apresentação do SIM realizada no Colégio Túlio de França


31 de agosto de 2023

Fotos: Divulgação

A BIJU, Banda Infanto Juvenil do Instituto SIM (Sempre Incentivando Música), realizou na tarde de ontem (30) mais uma apresentação dentro do projeto Primeira Audição. Desta feita, foram os aluno do Colégio Túlio de França, de União da Vitória, os contemplados com o programa musical didático. Por meio dele, crianças convidam outras crianças a conhecerem o mundo da música instrumental. A se matricularem, gratuitamente, no SIM.

Recepcionados pelo professor Celso Marczal, grande incentivador de bandas e fanfarras e também diretor do SIM, e com apoio der seus pais que até ajudaram no transporte dos instrumentos até o auditório da escola, os alunos apresentaram repertório de 20 números musicais, preparados pelo coordenador da BIJU, professor José Lirio. Também participou do evento o professor de percussão Otomar Wagner Jr.

Diante de muita interação e diversão, até houve tempo para que alunos da plateia experimentassem soar alguns instrumentos. Celso destacou a forma com a qual o SIM abraça as pessoas. “Há alunos aqui das escolas de União da Vitória e de Porto União. E até de Cruz Machado, minha terra Natal”, pontuou.

Ao final, houve até pedido de BIS: alguns ensaiados, é verdade, mas outros espontâneos. Além disso, imediatamente oito crianças do Colégio Túlio de França procuraram pelas aulas gratuitas de música. Outras conversarão com os pais para analisarem ingressar nas aulas.

A BIJU foi criada e assim nomeada em 2022 pelo Maestro Marcelo Storck, fundador e coordenador do SIM. Ele explicou que a ideia é manter um grupo de formação musical com repertório condizente à faixa etária que se encerra aos 18 anos. “Nesse momento (na maioridade) é comum que, devido necessidade de ingresso no mercado de trabalho e também em faculdades, o tempo disponível para se dedicar à música seja reduzido. Com a presença da BIJU, pelo menos, se conclui um estágio sem frustrações de expectativas artísticas e de repertório; cria-se um ciclo de cultura e, sobretudo, possibilidades para que alguns sigam, mesmo com acréscimo de atividades pessoais, no mundo da música”, disse Storck.  

A Diretora Geral do Colégio Túlio de França, Danieli Marinhiuk, disse que acompanha com apreço o desenvolvimento do SIM, destacando sua importância social. “Queremos agradecer por terem tornado nossa tarde mais agradável e musical. Parabéns por esse projeto maravilhoso quer a gente acompanha com carinho”, frisou.

O SIM

O Instituto SIM é uma evolução da afamada Banda Marcial Santos Anjos que marcou uma época no Brasil como grupo de metais e percussão.  Em 2011, precisando evoluir, surgiu o SIM que usufrui dos instrumentos musicais arrecadados ao longo da trajetória de parcerias e campanhas de arrecadação.

“Em 2011, em comum acordo com Colégio Santos Anjos, conforme consta em ata registrada em cartório e em conformidade estatutária, os instrumentos que foram conquistados pela Associação de Pais da Banda (APB) passaram ao staff do Instituto SIM. Já os instrumentos musicais que foram comprados pelo colégio, permaneceram na escola”, explicou Storck. 

O SIM tem como presidente Fernando Luiz Wille que conduz atualmente a diretoria. Como principal missão do grupo gestor, atualmente está solucionar a questão de uma sede para a instituição que nasceu em Porto União (SC) mas desde sempre esteve em União da Vitória (PR), sendo reconhecido desde sempre como de Utilidade Pública em ambos municípios. 

A entidade conta com patrocínios do Grupo Auto Premier, WDD Motos, Grupo Dissenha, Grupo Ravanello, Poder Judiciário de Santa Catarina, Prefeitura de União da Vitória e com apoios da Softniel´s, SPS Ambiental, Stasiak Contauni e Tele União Alarmes.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Acidente na rua Professora Amazília: moto e carro colidem no centro de União da Vitória

Por volta das 19h50min desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de União da Vitória foi acionado para prestar atendimento em um acidente de trânsito na Rua Professora Amazília, área central. No local ocorreu uma colisão envolvendo um veículo VW Fox branco e uma moto Honda Biz lilás, ambos com placas Mercosul, sendo que deste […]

Acidente de trânsito na rotatória da Tirol deixa motociclista ferida em Porto União

Por volta das 18 horas e 20 minutos desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para atender um acidente de trânsito na Avenida dos Ferroviários, no trecho conhecido como Rotatória da Tirol. No local, um veículo Raffae V e uma moto Honda Bis 125 colidiram, resultando em ferimentos na condutora […]

Acidente na BR-476 em Paula Freitas: Caminhão Carregado de Areia Tomba

Na tarde desta quinta-feira (11), um caminhão Volvo com placas de Marmeleiro/PR, tombou na BR-476, na Colônia Luzia, em Paula Freitas, próximo à Revestical. O veículo estava carregado de areia. O motorista, um homem de 40 anos, sofreu ferimentos moderados e foi encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi […]