Bituruna está participando do mês Novembro Azul » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Bituruna está participando do mês Novembro Azul


5 de novembro de 2014

Foto: Instituto Lado a Lado pela Vida.

Foto: Instituto Lado a Lado pela Vida.

O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não menaloma.

Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.

No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença, visando  diminuir a taxa de mortalidade, que ainda é alta, o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) desenvolvem o Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

O calendário de atividades do Novembro Azul 2014 conta com diversas ações em todos os estados brasileiros, que contemplam a iluminação de pontos turísticos e monumentos, palestras informativas para leigos, ações em estádios, intervenções em eventos populares e pedágios em locais de grande circulação, além de um fórum no Congresso Nacional e no Senado Federal.

“A campanha tem sido referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. Os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado”, diz Marlene Oliveira, presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida.

“Depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por isso, é importante o exame regular através do toque retal e do PSA periodicamente”, afirma Carlos Corradi Fonseca, presidente da SBU.

A SBU recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, com periodicidade anual. Esta prática está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte e longo seguimento.

 

Sobre o Câncer de Próstata:

 

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Ela acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil.

 

Sobre o Instituto Lado a Lado pela Vida:

 

O Instituto Lado a Lado pela Vida é uma instituição brasileira sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), idealizada em 2008. Desenvolve conceitos e projetos, além de apoiar e implantar ações voltadas ao campo da humanização em saúde e da atenção integral ao cidadão em diferentes fases da vida.

Preocupado com a saúde do homem, o Instituto criou em 2008 a campanha “Um Toque, Um Drible”, que tem o objetivo de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos. A campanha permanece ativa durante o ano todo e, em novembro de 2012, criamos o Novembro Azul.

Em 2013, o Novembro Azul superou todas as expectativas, sendo um marco norteador no País. Foram mais de 260 ações realizadas em 23 estados, com a distribuição de 1,5 milhão de folders e o impacto de mais de 30 milhões de pessoas.

 

Sobre a Sociedade Brasileira de Urologia:

 

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma associação científica sem fins lucrativos, representativa dos médicos brasileiros especializados em urologia, especialidade clínica e cirúrgica responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento das enfermidades do sistema urinário de ambos os sexos e do sistema genital masculino.

A entidade foi fundada em 13 de maio de 1926 e possui hoje 27 seccionais espalhadas pelo Brasil, com a função de coordenar e monitorar a atividade urológica nas unidades federativas. A SBU congrega cerca de 5 mil profissionais.

 

Site:www.ladoaladopelavida.org.br

 

Fonte: http://www.novembroazul.com.br/

 

 

 

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Prefeituras entram em recesso e férias coletivas

Apartir de hoje as prefeitura de União da Vitória e Porto União estarão em recesso ou férias coletivas. Em Porto União as férias coletivas irão até dia 12 de janeiro A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, nos dias 24 e 25 de dezembro, 31 de dezembro e 01 de janeiro, as unidades de saúde […]

Bombeiros de Porto União lançam Campanha Bombeiro Noel para arrecadar doces

O Corpo de Bombeiros Militar de Porto União, em parceria com a Associação Comunitária de Bombeiros, lançou mais uma edição da Campanha Bombeiro Noel, iniciativa solidária que busca levar alegria e esperança às crianças do município na véspera de Natal. A ação tem como objetivo arrecadar doces, que serão distribuídos na manhã do dia 24 […]

Atletras do Futuro Craque se destacam na copa mudo de futsal

As atletas Naianny Souza dos Santos e Lorena Hamann, integrantes do projeto Futuro Craque, de União da Vitória, foram destaque na Copa Mundo de Futsal para categorias de base, realizada neste sábado, dia 20, em Foz do Iguaçu. Atuando por empréstimo a outras equipes, as jovens conquistaram título e vice-campeonato em suas respectivas categorias, representando […]