Boa alimentação pode aumentar em até 13 anos expectativa de vida diz estudo » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Boa alimentação pode aumentar em até 13 anos expectativa de vida diz estudo


19 de outubro de 2023

Foto: Nadine Primeau / Unsplash

Quer viver mais e bem? Uma boa alimentação aumenta em 13 anos a expectativa de vida nos homens e mais de 10 nas mulheres, revelou um estudo internacional.

O caminho é substituir a alimentação, baseada carne vermelha e alimentos processados, por alimentos como frutas, vegetais, legumes, grãos integrais, sementes, azeite de oliva, fibras, entre outros.

A constatação está no estudo Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia (Covitel 2023) que analisou o comportamento alimentar das pessoas, de 204 locais diferentes do mundo, na pandemia da Covid-19.

Dieta otimizada

Os especialistas falam em substituir a “dieta típica ocidental” pela “dieta otimizada”. É preciso mudar o padrão de comida rápida e prática para o tipo saudável e natural.

Para o estudo de 89 páginas, os pesquisadores da Noruega usaram meta-análises e dados existentes do estudo Global Burden of Disease, um banco mundial de dados.

Foram analisados 286 causas de morte, 369 doenças e lesões e 87 fatores de risco em 204 países e territórios ao redor do mundo.

Resultados da mudança na alimentação

Os cientistas verificaram que a mudança de uma dieta típica ocidental para a dieta ideal a partir dos 20 anos aumentaria a expectativa de vida em mais de uma década para mulheres.

A mudança de uma dieta típica para uma dieta otimizada aos 60 anos aumentaria a expectativa de vida em 8,0 anos para mulheres e 8,8 anos para homens.

Na prática significa que os de 80 anos ganhariam 3,4 anos, sendo que nas mulheres: 2,6 a 3,8 a mais e, nos homens: 2,7 a 3,9.

A mudança de uma dieta ocidental típica para uma dieta de abordagem de viabilidade aumentaria a expectativa de vida de mulheres de 20 anos em 6,2 anos e 7,3 anos para homens.

Alimentos sugeridos

Os pesquisadores sugerem o consumo de mais alimentos saudáveis e a redução dos ultraprocessados e processados.

Na lista dos bons alimentos estão:

  • Leguminosas
  • Grãos integrais
  • Oleaginosas

Outras recomendações

Especialistas sugerem ainda que todos que estão acima dos 40 procurem nutrólogos e nutricionistas para compensar as necessidades de cada fase da vida.

Há situações em que as recomendações são incluir na dieta cálcio, vitamina B12, potássio, vitamina B6, magnésio, vitamina D e ômega 3, nutrientes encontrados também em alimentos.

É necessário analisar as situações em particular porque há as questões de ordem orgânica, como o metabolismo baixo e alto, hipertensão e diabetes.

Uma pesquisa observando exclusivamente as perspectivas de vida foi publicada no PLO Medicine. Veja aqui

O estudo completo pode ser acessado aqui

**Via Só Notícia Boa

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. No mês passado, o governo […]

Nova feira dos produtores rurais em União da Vitória promete surpreender

A feira contará com uma ampla gama de comodidades, incluindo uma cobertura de policarbonato em estrutura metálica, barracas externas com toldo e calçadas União da Vitória está prestes a receber uma adição marcante, com Nova Feira dos Produtores Rurais. Esta iniciativa, que está sendo realizada pela Prefeitura com investimento federal através de emenda do Deputado […]

Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]