Bombeiros dão dicas para aproveitar com segurança as festas de final de ano » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Bombeiros dão dicas para aproveitar com segurança as festas de final de ano


19 de dezembro de 2023

Neste período de final de ano, época de viagens, férias, festas, onde as temperaturas estão mais elevadas, é importante enfatizar medidas de segurança

Neste período de final de ano, época de viagens, férias, festas, onde as temperaturas estão mais elevadas, é importante enfatizar medidas de segurança e prevenção para população. O Corpo de Bombeiros do Paraná, por meio do Major Jorge Augusto Ramos, divulgou algumas dicas sobre os principais cuidados nesta época:

Nos deslocamentos

Atentar para condição das estradas. Procurar viajar de dia, evitar deslocamentos em dias de chuva forte, fazer revisão em automóveis e motocicletas, principalmente suspensão/freios/elétrica, e outros. É bem importante calibrar pneus, incluindo o estepe e se possível, manter para-brisa limpo (cristalização do para-brisa é uma boa ação preventiva para evitar dificuldade de visualização, principalmente a noite ou em dias de chuva).

Afogamentos

Evitar se banhar em locais desconhecidos, com águas profundas, após ingerir bebida alcoólica ou ter feito refeição. Não deixar crianças e adolescentes/jovens sem acompanhamento.

Sempre ter flutuadores disponíveis (bóias), mas não confiar demais em bóias se não sabe nadar, em embarcações, sempre levar colete salva vidas, entre outras medidas.

Se acaso se encontrar em uma situação de emergência, onde alguém está se afogando, é mais efetivo tentar lançar uma corda, um galho de árvore, a própria roupa/toalha e puxar a pessoa para local seguro, do que tentar fazer o salvamento a nado (pessoa em risco, sempre vai afundar aquele que tenta salvar. É muito dificil fazer salvamento aquático sem técnica, sendo muito alto o risco de afogamento/mortes múltiplas nestas situações).

Também utilizar objetos que flutuem como caixa térmica fechada, garrafa térmica (principalmente as grandes), estepe do carro, (muitas vezes, uma pequena ajuda para flutuar já vai permitir que a vítima consiga sair da parte profunda ou se acalmar para uma posterior intervenção com técnica de natação.

Fogos de artifícios

Ressaltamos os cuidados com a utilização de fogos de artifício: sempre manipulados por adultos e observar as orientações de cada tipo no rótulo do produto ou com o vendedor.

Em casa

Com a cocção de maior quantidade de comida em festas, não utilizar combustíveis líquidos (gasolina, álcool para acendimento de churrasqueira, há no mercado acendedores próprios, pode ser utilizado óleo de cozinha também).

Ter muito cuidado com a posição de panelas e caçarolas no fogão (sempre com o cabo voltado para dentro), com água quente e gorduras quentes utilizadas principalmente na cocção de carnes em geral, (sempre há registro de incidentes com queimaduras por gordura fervente e água fervente nestas datas).

Por fim, entre outras medidas, é muito importante evitar o uso de limão ou substâncias ácidas quando em exposição no sol: um pouco de limão na pele (aquele da caipirinha) e a exposição ao sol, pode causar queimaduras gravíssimas na pele.

Fonte: Portal da Cidade União da Vitória

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]

Está chegando a 3ª Caminhada Intermunicipal “Caminho da Erva Mate”

A caminhada acontece entre União da Vitória e Porto Vitória Uma caminhada que reúne o que há de mais bonito e aprazível: O ambiente preservado de uma floresta, o rio Iguaçu, a força econômica da erva-mate que se revigora distribuindo riqueza e o Parque Histórico Iguassu, local icônico onde acontecerá a largada. A equipe organizadora […]

Associação Arte do Porto entrega nesta quinta o Troféu Valor Cultural

O prêmio é um reconhecimento ao excelente trabalho dos artesãos do município, que batalham pela manutenção de técnicas manuais e étnicas Na noite desta próxima quinta-feira, 18 de abril de 2024, as 19h30min, acontece na Sala de Eventos do Armazém 1, na Estação União em frente à Praça Hercílio Luz, a entrega do Troféu Valor […]