Esfriou né? E nada melhor do que um caldo saboroso para nos manter quentinhos e de buxinho cheio nesse inverno. O caldo de Kenga veio do norte de Minas Gerais, região de Salinas (capital nacional da cachaça) e é chamado assim porque o principal ingrediente é o frango desfiado, daí a relação com quenga, que quer dizer galinha/frango.
Mas vamos aos ingredientes e no modo de preparo!
Ingredientes:
600g de peito de frango
1,5 litro de água
2 folhas de louro
Sal e pimenta do reino a gosto
1 kg de mandioca
1 calabresa
300g de bacon
½ cebola picada
2 dentes de alho
2 colheres de molho de tomate
Cheiro verde
Modo de preparo
Cozinhe o frango com sal, pimenta do reino e as folhas de louro ou também com temperinhos de sua preferência. Após cozido, retire da panela e desfie.
Na água que foi cozinhado o frango, coloque a mandioca e cozinhe na pressão até ficar macia. Espere amornar, coloque no liquidificador com a água em que ela cozinhou e bata até ficar cremoso.
Em uma panela refogue o bacon e a calabresa com alho e cebola. Quando dourar coloque o frango desfiado. Pode acrescentar o molho de tomate para dar uma cor e então adicione o caldo que bateu no liquidificador.
Misture bem e pode comer sem culpa!
Você também pode adicionar o cheiro verde, cortar quadradinhos de pão e refogar na margarina ou no azeite de oliva para acompanhar. Queijo também é uma boa opção de acompanhamento.
Lembrando que você sempre pode substituir os ingredientes pelo que você tem em casa. Por exemplo, substituir a calabresa e o bacon por costelinha defumada.
A mandioca pode ser substituída por batata e cenoura, ou batata salsa e também abóbora menina.
**Por Mariana Baufleur