Caldo de Kenga! Calma não é o que você está pensando » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Caldo de Kenga! Calma não é o que você está pensando


27 de junho de 2024

Imagem Ilustrativa/iSTock

Esfriou né? E nada melhor do que um caldo saboroso para nos manter quentinhos e de buxinho cheio nesse inverno. O caldo de Kenga veio do norte de Minas Gerais, região de Salinas (capital nacional da cachaça) e é chamado assim porque o principal ingrediente é o frango desfiado, daí a relação com quenga, que quer dizer galinha/frango.

Mas vamos aos ingredientes e no modo de preparo!

Ingredientes:

600g de peito de frango

1,5 litro de água

2 folhas de louro

Sal e pimenta do reino a gosto

1 kg de mandioca

1 calabresa

300g de bacon

½ cebola picada

2 dentes de alho

2 colheres de molho de tomate

Cheiro verde

Modo de preparo

Cozinhe o frango com sal, pimenta do reino e as folhas de louro ou também com temperinhos de sua preferência. Após cozido, retire da panela e desfie.

Na água que foi cozinhado o frango, coloque a mandioca e cozinhe na pressão até ficar macia. Espere amornar, coloque no liquidificador com a água em que ela cozinhou e bata até ficar cremoso.

Em uma panela refogue o bacon e a calabresa com alho e cebola. Quando dourar coloque o frango desfiado. Pode acrescentar o molho de tomate para dar uma cor e então adicione o caldo que bateu no liquidificador.

Misture bem e pode comer sem culpa!

Você também pode adicionar o cheiro verde, cortar quadradinhos de pão e refogar na margarina ou no azeite de oliva para acompanhar. Queijo também é uma boa opção de acompanhamento.

Lembrando que você sempre pode substituir os ingredientes pelo que você tem em casa. Por exemplo, substituir a calabresa e o bacon por costelinha defumada.

A mandioca pode ser substituída por batata e cenoura, ou batata salsa e também abóbora menina.

**Por Mariana Baufleur

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Epagri disponibiliza livro de receitas preparadas por extensionistas sociais

Está disponível para livre download no site da Epagri o livro “Alimentação, afetividades e aprendizados no cotidiano extensionista”. É só clicar aqui para baixar a obra, que reúne receitas coletadas pelas extensionistas sociais da Epagri em suas experiências profissionais ou pessoais.  A Epagri realiza um trabalho histórico com alimentação, promovido pela extensão social, com início que remonta […]

Perto da volta às aulas, Secretaria da Saúde reforça a importância da vacinação

A menos de 15 dias do início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recomenda aos pais e responsáveis a colocarem em dia a carteirinha de vacinação de crianças e adolescentes como forma de garantir proteção. A volta às aulas é caracterizada pelo aumento da circulação de viroses entre as crianças e […]

Cidades da Região Sul contam com o método Wolbachia no controle do Aedes aegypti

A nova tecnologia é comprovadamente eficaz e, quando aliada à atuação contínua da população na prevenção, apresenta resultados significativos na redução das arboviroses Na região Sul do Brasil, as cidades de Foz do Iguaçu e Londrina, no Paraná, e Joinville, em Santa Catarina, estão entre as pioneiras na adoção do método Wolbachia para combater a proliferação do Aedes aegypti, […]