Câmara de Vereadores de Porto União realiza duas sessões e instala Comissão Processante » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Câmara de Vereadores de Porto União realiza duas sessões e instala Comissão Processante


12 de agosto de 2021

Divulgação

A Câmara de Vereadores de Porto União realizou duas sessões extras nesta quarta-feira, 11, com início às 10 horas, sob a presidência de Gildo Masselai (PSDB). A primeira sessão (14ª Sessão Extraordinária) teve a discussão e votação única dos seguintes projetos: n° 035/2021, do Executivo Municipal, que autoriza o Município a associar-se e a contribuir anualmente com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de SC (UNDIME-SC); n° 040/2021, do Executivo que autoriza o poder Executivo a firmar parceria na forma de Termo de Fomento com a Associação Beneficente Lar de Nazaré; n° 041/2021, do Executivo que dispõe sobre Crédito Suplementar, projeto de Lei n° 044/2021, do Executivo  que autoriza o Município de Porto União a firmar Convênio de Cooperação Técnica com o Município de União da Vitória. 

“Este projeto (44/2021) trata-se de uma importante parceria entre a prefeitura de Porto União e de Porto União para que façamos a pavimentação de três vias importantes que fazem divisas, que são limítrofes do município de Porto União e União da Vitória. As despesas ficaram divididas em 50% para ambos os municípios, para que se consolide uma vez, que há a necessidade de ser feito dessa forma. Na gestão passada fizemos a pavimentação da Rua União da Vitória e tivemos problemas, fomos denunciados ao ministério público e tivemos que responder por fazer uma obra que atende a sociedade, é desta forma que as coisas acontecem”, se pronunciou o presidente do legislativo Gildo Masselai.

Na segunda sessão extraordinária (15ª) aconteceu a instauração da Comissão Processante (CP) contra o vereador Miguel Von Guilsa (PSD). Para a votação, já que o vereador denunciado não pode participar da sessão referente a criação da CP, assumiu uma cadeira no legislativo o suplente do PSD, Amarildo Mielke.

Votaram a favor da criação da CP os vereadores Fernando Barulho (PSDB); Fernando Moreira (PSDB); Eliane Aparecida dos Santos (PSC); Luiz Alberto Pasqualin (PSDB); Paulo Kovalski (PSDB); Vanessa Witiuk (PSD) e Neilor Grabovski (MDB). Votaram contra a criação do CP os vereadores Almir Borini (DEM) e Amarildo Mielke (PSD). O Presidente só vota quando há empate. 

A Comissão foi sorteada e será presidida pelo vereador Paulo Kovalski; tendo como relatora a vereadora Vanessa Witiuk (PSD) e membro a vereadora Eliane Aparecida dos Santos (PSC) e terão 90 dias para apresentar o relatório sobre a Notícia de Fato enviada pela prefeitura do município através da secretaria de saúde.

No dia 23 de junho o vereador Miguel, com intenção de fiscalizar as atividades da prestação de saúde pública municipal, foi a Unidade de Saúde do bairro Vice King e causou constrangimento, tanto aos funcionários, quanto aos pacientes, com excesso de poder. De acordo com informações ele teria entrado nos consultórios, onde aconteciam consultas médicas, de forma ríspida.

O ofício MS nº 227/2021 de 20 de julho de 2021, assinado pelo secretário de Saúde, Marivaldo dos Reis, ressaltou que formalmente, nenhuma informação ou autorização para acesso de áreas restritas do local foram solicitadas pelo vereador. É de direito dos vereadores fiscalizar as atividades públicas porém o excesso de poder foi desproporcional as suas atribuições.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória confirma seis novos casos da Covid-19

União da Vitória confirmou seis novos casos positivos da Covid-19 nesse sábado, 27. Não foi foram registrados pacientes recuperados que receberam alta e podem voltar ao convívio social. O boletim epidemiológico sofreu algumas alterações e agora recebe os números de coletas e resultados realizados por laboratórios particulares. O município tem 18 casos ativos em tratamento […]

Porto União confirma dois novos casos e um paciente recuperado da Covid-19

Dois novos casos e um paciente recuperado da Covid-19 foram registrados pela secretaria de Saúde de Porto União. A informação foi publicada nessa sexta-feira, 26. São 14 casos ativos em tratamento no momento. As informações foram divulgadas por meio de boletim epidemiológico. De acordo com a secretaria, não há leitos adultos na enfermaria ocupados e […]

Chegada de Papai Noel da CDL dá início as comemorações de Natal no Vale do Iguaçu

Na noite desta sexta-feira, 26, o Vale do Iguaçu acompanhou a chegada do Papai Noel da CDL. A carreata que saiu da Rua Visconde de Guarapuava e finalizou na Estação União, na Rua Carlos Cavalcante, reuniu diversas pessoas pelo trajeto. Os prefeitos de União da Vitória e Porto União entregaram as chaves da cidade ao […]