Câmara de Vereadores de União da Vitória homenageia paratletas » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Câmara de Vereadores de União da Vitória homenageia paratletas


5 de maio de 2021

Na noite dessa segunda-feira, 3, aconteceu a 13ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de União da Vitória. Entre as indicações, assuntos variados entre eles, inclusões para o Projeto de Asfalto, melhoria de estradas municipais no São Gabriel, limpeza e cobertura de galeria de água, prorrogação do pagamento do IPTU Municipal, definição das vias públicas mais importantes para o melhor trajeto e rapidez no deslocamento de veículos oficiais de emergência como ambulâncias, bombeiros e polícias civil e militar.

Fizeram uso do grande expediente os Vereadores Emerson Lourenço Litwinski (PTC) e Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), ambos falaram a respeito de seus trabalhos em desenvolvimento como Vereadores.

Na Matéria da Ordem do Dia foi votado para o regime de urgência os Projetos de Leis do Executivo, 17/2021 que dispõe sobre a concessão de auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura em virtude dos impactos sociais e econômicos da pandemia de Covid-19 e 18/2021, também para a mesma causa de auxílio emergencial, porém, para permissionários do serviço de transporte escolar, público e privado e taxistas. Ambos foram votados favoráveis como regime de urgência em unanimidade pela Equipe e seguirá para votação na próxima Sessão.

O Projeto de Lei Ordinária n. 16/2021 que dispõe sobre a prorrogação do prazo constante do artigo 3.o da Lei Municipal 4400/2014, sendo o prazo prorrogado para dia 7 de outubro de 2024, prazo este referido a conclusão da construção da obra da nova sede do Ministério Público Estadual. O regime de urgência foi aprovado na Sessão anterior do dia 26 de Abril por todos os Vereadores para que pudessem entender ao certo o motivo da prorrogação. No momento da votação, os vereadores José Pedro Walck (PSDB), Cordovan Frederico de Mello Neto (PP) e Alandra Roveda (PL) pronunciaram-se a respeito da análise, que em virtude da pandemia a obra atrasou e a Equipe em sua totalidade concordou com a prorrogação do prazo para conclusão da obra e votaram aprovando o Projeto.

Votado também em 2.a discussão o Projeto de Lei 5/2021 que institui a língua brasileira de sinais (Libras) para tradução de todos os vídeos institucionais do Executivo e Legislativo, aprovado por unanimidade pela Equipe.

Votado em 1ª discussão e aprovado pela Equipe o Projeto 16/2021 de autoria do Presidente da Casa, Cordovan Frederico Melo Neto, que dispõe sobre a nomeação do espaço entre a Rua Professora Amazília e Coronel João Gualberto.

Entre os Requerimentos, 3 solicitações de asfalto e uma para melhoria na estrada municipal na Colônia Correntes.
O Vereador José Pedro Walck (PSDB) solicitou o funcionamento regular do Posto de Saúde do Bairro Bela Vista, de onde os moradores precisam se deslocar ainda pela madrugada para serem atendidos até o Bairro Limeira. A causa ganhou coro dos demais vereadores, entre eles, comentaram o assunto Cordovan e Ratko apontando urgência do restabelecimento do Posto de Saúde.
Os Vereadores Valdecir José Ratko (DEM) e Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) solicitaram ao Executivo o programa de prevenção e controle de diabetes criando um cardápio especial para alunos identificados com a doença. Ratko se pronunciou no momento que é diabético, tem consciência do quanto isso será importante às crianças e adolescentes sendo determinantes à saúde dos mesmos.
O Vereador e Presidente da Casa Cordovan Frederico Melo Neto (PP) solicitou a reforma do antigo prédio da Prefeitura Municipal de União da Vitória através de recursos com o Governo Federal e Estadual.
A Equipe aprovou em unanimidade todos os Requerimentos apresentados dos Colegas.

O Vereador Sidnei Lorensini (PSDB), conhecido como Sabão, propôs uma Moção de Aplausos ao servidor público Luis Carlos Dolliny devido à sua trajetória e atitude de coragem onde socorreu uma vítima de um acidente utilizando o conhecimento recebido em treinamento de brigadista de incêndio. No presente momento a Vice-Presidente da Casa, Vereadora Alandra Roveda salientou a importância da moção para este tipo de atitude e complementou a importância também do trabalho da servidora Luci Sales, a qual implantou o Curso no Município e estava presente na Sessão.
A outra Moção de Aplausos foi sugerida pelo Vereador e Segundo Secretário Ednilson de Godoy (PV) aos paratletas do Município em virtude ao dia 6 de maio, Dia do Paratleta União Vitoriense. Godoy em sua Moção proposta explanou a história do paratletismo no Município que iniciou em 2012 e a importância do trabalho de Edson César Slonski, professor do Projeto paraolímpico. Diversos atletas estiveram presentes e receberam a homenagem dos representantes do Povo na Câmara de União da Vitória.
Todos os Vereadores homenagearam através de voto de aplausos o Padre Iomar Otto que fez um belíssimo trabalho na Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Bairro São Bernardo e irá assumir outra Paróquia na Cidade de São Matheus do Sul. Júlio Adilson Pires (PP) comentou a importância do Padre na comunidade e com dependentes químicos, a vontade dos fiéis para a permanência do mesmo na Paróquia, porém com o falecimento do Padre Silvano, algumas readequações foram necessárias.

Os Vereadores que utilizaram a palavra livre foram Thays Bieberbach (PT) que lamentou a morte do Professor Lindolfo em São João do Triunfo; Emerson Lourenço Litwinski (PTC); Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS); Alandra Roveda (PL) presidente da CCJ  que falou novamente sobre a Sanepar e os esforços de toda Equipe em melhorar a qualidade do serviço e coerência para a parte dos Vereadores na apresentação de Projetos para que sejam apresentados de forma constitucional, obedecendo as Leis que devem ser seguidas e para isso a Casa segue as orientações jurídicas; Sr Celso Carlos Rocha (PSDB) concordou com a Vice-Presidente e salientou a importância da união entre toda a Equipe para poder colaborar com o povo como o caso da Sanepar e José Pedro Walck (PSDB) sugeriu fazer a análise da água do município com Empresa de fora. Valdecir José Ratko (DEM) reforçou a fala da Vice Alandra citando como exemplo diversos Projetos, sua constitucionalidade, responsabilidade e coerência na aprovação dos mesmos. Exemplificou ainda a responsabilidade em aprovar uma Lei que disponha sobre todos os trabalhos essenciais. No caso de necessidade de calamidade pública e fechamento do comércio em sua totalidade, onde até mesmo as farmácias seriam fechadas, e as pessoas com problemas de saúde seriam prejudicadas, o que neste critério reporta-se ao Ministério da Saúde. Ratko finalizou sua fala mencionando a importância do trabalho, fiscalização e dedicação de todos os Vereadores para o bem comum de toda sociedade e partindo de apresentação de Projetos que sejam no mínimo constitucionais.

**Da assessoria

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Colisão entre ciclistas deixa homem ferido em Porto União

No final da manhã desta terça-feira (24), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para deslocar até a Avenida Expedicionário Edmundo Arrabar, em frente ao ponto de vendas Doble W no bairro Santa Rosa, para prestar atendimento de um acidente, sendo uma colisão entre dois ciclistas. A informação recebida pela central 193 é […]

Resolução do Conselho Monetário Nacional traz mudanças em restrições ambientais para produtores rurais

Produtores Rurais que enfrentavam dificuldades por conta de embargos em suas propriedade agora podem celebrar mais uma conquista. O Deputado Federal Lucio Mosquini (MDB) anunciou a Resolução 5193, publicada pelo Conselho Monetário Nacional em 19 de dezembro de 2024, que traz mudanças significativas para quem lida com restrições ambientais. “Essa conquista é fruto de muita […]

Paraná consolida liderança no Ideb e reforça protagonismo no cenário nacional em 2024

O desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um grande marco da Educação do Paraná em 2024. O Estado consolidou sua liderança no Ideb e reforçou o protagonismo no cenário nacional. Os dados divulgados em agosto pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) […]