Câmara de Vereadores de União da Vitória homenageia paratletas » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Câmara de Vereadores de União da Vitória homenageia paratletas


5 de maio de 2021

Na noite dessa segunda-feira, 3, aconteceu a 13ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de União da Vitória. Entre as indicações, assuntos variados entre eles, inclusões para o Projeto de Asfalto, melhoria de estradas municipais no São Gabriel, limpeza e cobertura de galeria de água, prorrogação do pagamento do IPTU Municipal, definição das vias públicas mais importantes para o melhor trajeto e rapidez no deslocamento de veículos oficiais de emergência como ambulâncias, bombeiros e polícias civil e militar.

Fizeram uso do grande expediente os Vereadores Emerson Lourenço Litwinski (PTC) e Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), ambos falaram a respeito de seus trabalhos em desenvolvimento como Vereadores.

Na Matéria da Ordem do Dia foi votado para o regime de urgência os Projetos de Leis do Executivo, 17/2021 que dispõe sobre a concessão de auxílio emergencial aos trabalhadores da cultura em virtude dos impactos sociais e econômicos da pandemia de Covid-19 e 18/2021, também para a mesma causa de auxílio emergencial, porém, para permissionários do serviço de transporte escolar, público e privado e taxistas. Ambos foram votados favoráveis como regime de urgência em unanimidade pela Equipe e seguirá para votação na próxima Sessão.

O Projeto de Lei Ordinária n. 16/2021 que dispõe sobre a prorrogação do prazo constante do artigo 3.o da Lei Municipal 4400/2014, sendo o prazo prorrogado para dia 7 de outubro de 2024, prazo este referido a conclusão da construção da obra da nova sede do Ministério Público Estadual. O regime de urgência foi aprovado na Sessão anterior do dia 26 de Abril por todos os Vereadores para que pudessem entender ao certo o motivo da prorrogação. No momento da votação, os vereadores José Pedro Walck (PSDB), Cordovan Frederico de Mello Neto (PP) e Alandra Roveda (PL) pronunciaram-se a respeito da análise, que em virtude da pandemia a obra atrasou e a Equipe em sua totalidade concordou com a prorrogação do prazo para conclusão da obra e votaram aprovando o Projeto.

Votado também em 2.a discussão o Projeto de Lei 5/2021 que institui a língua brasileira de sinais (Libras) para tradução de todos os vídeos institucionais do Executivo e Legislativo, aprovado por unanimidade pela Equipe.

Votado em 1ª discussão e aprovado pela Equipe o Projeto 16/2021 de autoria do Presidente da Casa, Cordovan Frederico Melo Neto, que dispõe sobre a nomeação do espaço entre a Rua Professora Amazília e Coronel João Gualberto.

Entre os Requerimentos, 3 solicitações de asfalto e uma para melhoria na estrada municipal na Colônia Correntes.
O Vereador José Pedro Walck (PSDB) solicitou o funcionamento regular do Posto de Saúde do Bairro Bela Vista, de onde os moradores precisam se deslocar ainda pela madrugada para serem atendidos até o Bairro Limeira. A causa ganhou coro dos demais vereadores, entre eles, comentaram o assunto Cordovan e Ratko apontando urgência do restabelecimento do Posto de Saúde.
Os Vereadores Valdecir José Ratko (DEM) e Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) solicitaram ao Executivo o programa de prevenção e controle de diabetes criando um cardápio especial para alunos identificados com a doença. Ratko se pronunciou no momento que é diabético, tem consciência do quanto isso será importante às crianças e adolescentes sendo determinantes à saúde dos mesmos.
O Vereador e Presidente da Casa Cordovan Frederico Melo Neto (PP) solicitou a reforma do antigo prédio da Prefeitura Municipal de União da Vitória através de recursos com o Governo Federal e Estadual.
A Equipe aprovou em unanimidade todos os Requerimentos apresentados dos Colegas.

O Vereador Sidnei Lorensini (PSDB), conhecido como Sabão, propôs uma Moção de Aplausos ao servidor público Luis Carlos Dolliny devido à sua trajetória e atitude de coragem onde socorreu uma vítima de um acidente utilizando o conhecimento recebido em treinamento de brigadista de incêndio. No presente momento a Vice-Presidente da Casa, Vereadora Alandra Roveda salientou a importância da moção para este tipo de atitude e complementou a importância também do trabalho da servidora Luci Sales, a qual implantou o Curso no Município e estava presente na Sessão.
A outra Moção de Aplausos foi sugerida pelo Vereador e Segundo Secretário Ednilson de Godoy (PV) aos paratletas do Município em virtude ao dia 6 de maio, Dia do Paratleta União Vitoriense. Godoy em sua Moção proposta explanou a história do paratletismo no Município que iniciou em 2012 e a importância do trabalho de Edson César Slonski, professor do Projeto paraolímpico. Diversos atletas estiveram presentes e receberam a homenagem dos representantes do Povo na Câmara de União da Vitória.
Todos os Vereadores homenagearam através de voto de aplausos o Padre Iomar Otto que fez um belíssimo trabalho na Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Bairro São Bernardo e irá assumir outra Paróquia na Cidade de São Matheus do Sul. Júlio Adilson Pires (PP) comentou a importância do Padre na comunidade e com dependentes químicos, a vontade dos fiéis para a permanência do mesmo na Paróquia, porém com o falecimento do Padre Silvano, algumas readequações foram necessárias.

Os Vereadores que utilizaram a palavra livre foram Thays Bieberbach (PT) que lamentou a morte do Professor Lindolfo em São João do Triunfo; Emerson Lourenço Litwinski (PTC); Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS); Alandra Roveda (PL) presidente da CCJ  que falou novamente sobre a Sanepar e os esforços de toda Equipe em melhorar a qualidade do serviço e coerência para a parte dos Vereadores na apresentação de Projetos para que sejam apresentados de forma constitucional, obedecendo as Leis que devem ser seguidas e para isso a Casa segue as orientações jurídicas; Sr Celso Carlos Rocha (PSDB) concordou com a Vice-Presidente e salientou a importância da união entre toda a Equipe para poder colaborar com o povo como o caso da Sanepar e José Pedro Walck (PSDB) sugeriu fazer a análise da água do município com Empresa de fora. Valdecir José Ratko (DEM) reforçou a fala da Vice Alandra citando como exemplo diversos Projetos, sua constitucionalidade, responsabilidade e coerência na aprovação dos mesmos. Exemplificou ainda a responsabilidade em aprovar uma Lei que disponha sobre todos os trabalhos essenciais. No caso de necessidade de calamidade pública e fechamento do comércio em sua totalidade, onde até mesmo as farmácias seriam fechadas, e as pessoas com problemas de saúde seriam prejudicadas, o que neste critério reporta-se ao Ministério da Saúde. Ratko finalizou sua fala mencionando a importância do trabalho, fiscalização e dedicação de todos os Vereadores para o bem comum de toda sociedade e partindo de apresentação de Projetos que sejam no mínimo constitucionais.

**Da assessoria

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir de quarta-feira

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira metade da parcela do 13º salário, a partir desta quarta-feira (24). Em geral, a primeira parcela do abono anual, também conhecido como 13º dos beneficiários da Previdência Social, ocorre em agosto de cada ano. No mês passado, o governo […]

Nova feira dos produtores rurais em União da Vitória promete surpreender

A feira contará com uma ampla gama de comodidades, incluindo uma cobertura de policarbonato em estrutura metálica, barracas externas com toldo e calçadas União da Vitória está prestes a receber uma adição marcante, com Nova Feira dos Produtores Rurais. Esta iniciativa, que está sendo realizada pela Prefeitura com investimento federal através de emenda do Deputado […]

Transformação digital: novo sistema comercial da Celesc disponibilizará mais de 80 serviços online

Migração vai acontecer no fim deste mês, quando o atendimento funcionará de forma parcial por três dias úteis A partir de 07 de maio, os mais de 3,5 milhões de clientes da Celesc terão acesso a todos os serviços da distribuidora de forma mais ágil, prática e intuitiva, sem precisar sair de casa. Isto porque, […]