Câmara de Vereadores de União da Vitória realiza homenagens em sessão ordinária » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Câmara de Vereadores de União da Vitória realiza homenagens em sessão ordinária


8 de agosto de 2023

Fotos: Divulgação

Na 21ª sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de União da Vitória realizada nessa segunda-feira, 07, as Indicações ficaram por conta dos Vereadores Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS), que pediu melhorias na sinalização do Conjunto Massignan e manutenção do parquinho da Praça dos Expedicionários. José Gilso Lenczuk (PL) solicitou a instalação de bicicletário nas proximidades da farmácia pública em São Cristóvão; Júlio Adilson Pires Filho (PP), a instalação de guarda rail em via do Bairro São Joaquim e melhorias em vias do Bairro São Basílio Magno. Alex de Anastácio (PSD) pediu a manutenção de espaço público, parquinho e campinho do João Paulo II e manutenção de via do Bairro Bento Munhoz. Wadir Luiz Cortellini (PSB) solicitou a manutenção de patrolamento na comunidade do Pinhalão e melhorias na localidade do Porto Almeida.

Clodoaldo Cleverson Goetz (PV) fez uso da palavra no Grande Expediente, como objeto principal de sua fala, a audiência pública de revisão do plano diretor que acontece nesta terça-feira, 8 de agosto às 19horas, no Plenário da Câmara Municipal. A Audiência Pública será transmitida ao vivo pelo site da Câmara e YouTube; e o Vereador, além de abordar diversos aspectos da revisão do plano diretor, convidou a população para acompanhar.

Os Projetos de Lei avaliados pelos Vereadores foram:

– 14/2023, que recebeu parecer contrário da CCJ, com a fundamentação de que deve ser analisado amplamente para futura votação, já que atualmente existe o Projeto “União Digital”, o que pode levar a redundância de esforços e recursos.

Aprovados em primeira discussão:

– Com votos contrários dos Vereadores Thays Bieberbach (PT), Emerson Lourenço Litwinski (AGIR) e Celso Carlos Rocha (MDB), PL 17/2023, que dispõe sobre pagamento da diferença do aporte atuarial relativo ao exercício financeiro de 2022 devido ao FUMPREVI. 

Aprovados em unanimidade e primeira discussão os Projetos de Lei:

– PL 21/2023, que institui o “Programa Medicamento em Casa”, O qual dispõe sobre a entrega de medicamentos de uso continuo às pessoas devidamente cadastradas na rede básica municipal de saúde tais como idosos, pessoas com deficiência motora, sensorial, intelectual ou visual, de caráter permanente e com doenças crônicas ou em estágio terminal e dá outras providências;

– PL 23/2023, que institui em União da Vitória o uso do cordão girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificação de pessoas com deficiência não visível ou oculta, e 27/2023 que torna as festas juninas no Município de União da Vitória integrante do Patrimônio Cultural imaterial.

Os Requerimentos acolhidos na Casa de Leis foram de autoria do Vereador Clodoaldo Cleverson Goetz (PV), que pediu a instalação de iluminação pública na localidade do trevo da Av. Leandro Muzzolon. Júlio Adilson Pires Filho (PP) solicitou estudo para alternância via Júlio Cleto da Silva para mão única. Alex de Anastácio (PSD), solicitou melhorias de operacionalização dos resgates de animais de rua de grande e pequeno porte e Anderson Cripa Luis Cardoso (PROS) solicitou informações sobre a licitação para pavimentação nos trechos do Bela Vista e São Cristóvão Guabiroba. André Cristiano Henik (SDD), Alex de Anastácio (PSD), José Gilso Lenczuk (PL) e Waldir Luiz Cortellini (PSB) solicitaram a retirada do canteiro central em frente e ao SAMU.

Por iniciativa do Vereador Ricardo Adriano Sass, a Câmara Municipal homenageou a atleta Dariane Kupachinski de Carvalho, vencedora do desafio Copa Ninja ciclismo feminino na Cidade de Pontal do Paraná no dia 9 de julho. Com 47km percorridos de trilhas e subidas, a atleta teve um rápido desempenho no esporte, conquistando o primeiro lugar do pró elite feminino, junto a outras diversas conquistas que já coleciona, onde aos 34 anos lidera dois campeonatos, Rota das Colônias e Copa Integração.

Alex de Anastácio propôs a moção de aplausos, acolhida por unanimidade na Casa de Leis, pelo Dia do Capoeirista, comemorado em 3 de agosto, com extensão da homenagem ao Professor Leandro “Neguinho” Pimentel e demais praticantes da expressão singular cultural.

Anderson Cardoso (PROS) propôs a homenagem ao Cabo Everton Rodrigo de Araújo, residente de União da Vitória, que, por um ato de bravura e coragem, rendeu um ladrão em dia de folga de seu trabalho da Polícia Militar de Porto União.

O Pequeno Expediente foi utilizado pelos Vereadores José Gilso Lenczuk (PL), Thays Bieberbach (PT), Emerson Lourenço Litwinski (AGIR), Clodoaldo Cleverson Goetz (PV), Alex de Anastácio (PSD), Anderson Cardoso (PROS) e Waldir Cortellini (PSB). O principal assunto entre os Vereadores que utilizaram a palavra foi a respeito do motivo dos votos nos Projetos aprovados durante a Sessão.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Câmara aprova imposto para compras internacionais de até US$ 50

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 28, a cobrança de taxa para produtos que custam até US$ 50 comprados em sites internacionais. Esses produtos são bastante comuns em sites como Shein e Aliexpress. A medida foi incluída dentro do Projeto de Lei 914/24, que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), destinado ao desenvolvimento […]

Concessionária anuncia aumento no preço do pedágio entre PR e SC; veja valores

As cinco praças de pedágio das rodovias BR-116/PR (Contorno Leste), BR-376/PR e BR-101/SC, no trecho entre Curitiba/PR e Palhoça/SC e que estão sob concessão da concessionária Arteris Litoral Sul, terão suas tarifas reajustadas a partir da zero hora desta quarta-feira, 29, conforme Deliberação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nº 133/2024 publicada no Diário […]

Porto União realizou 6ª Conferência Municipal das Cidades

O evento teve como objetivo promover a interlocução entre os órgãos e a população, integrar e alinhar as ideias Na tarde desta terça-feira, 28, aconteceu a 6ª Conferência Nacional das Cidades, no auditório do SENAC de Porto União, na Avenida Getúlio Vargas. A conferência teve como tema “Constituir a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano, Caminhos […]