Câmara de Vereadores de União da Vitória termina com momentos de tensão entre Edis » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Câmara de Vereadores de União da Vitória termina com momentos de tensão entre Edis


12 de fevereiro de 2026

VEREADORES RELATAM PORTAS FECHADAS EM REUNIÃO NA CÂMARA DE UNIÃO DA VITÓRIA

Nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, foi realizada a segunda Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de União da Vitória. Logo no início, foram tratadas pautas administrativas e comunicada a ausência da vereadora Pastora Josi (DC), que não participou da sessão por motivos de saúde.

As indicações apresentadas pelos parlamentares contemplaram melhorias urbanas, como reparos na Rua Nei Braga, no bairro Bom Jesus; manutenção na Rua Armelindo Tomazi, no bairro São Basílio Magno; instalação de lixeiras no bairro São Cristóvão; extensão de rede na Rua Jaime Strozzi, no bairro Ouro Verde; e implantação de iluminação na Rua Valdomiro Nesteruk, na entrada do Rio Vermelho.

Na tribuna, o tenente-coronel Luiz Antônio Ferreira Júnior, comandante do 27º Batalhão da Polícia Militar, realizou uma prestação de contas da corporação. O capitão Renan, responsável pelo policiamento no município, apresentou gráficos e comparativos dos últimos anos, evidenciando a redução nos índices de roubos, assaltos e tráfico de drogas em União da Vitória. Ele reforçou a importância do registro formal das ocorrências para o planejamento das ações policiais e disponibilizou aos comerciantes contato direto com a PM para integração em grupo coordenado pelo 27º Batalhão, com foco no fortalecimento da segurança local.

Foi aprovado por unanimidade requerimento de autoria do vereador e vice-presidente da Casa, Cordovan Neto, solicitando a implantação de um portal de identificação no bairro Nossa Senhora das Graças. O vereador destacou o crescimento da região e pediu atenção do Executivo para melhorias estruturais. Segundo ele, a instalação de um portal iluminado pode melhorar a visibilidade da entrada do bairro, especialmente por estar às margens de uma BR federal, onde não é permitida a instalação de redutores de velocidade.

O caso da jovem Brenda Rodrigues também foi lembrado durante a sessão, com a presença de familiares, reacendendo o debate e as cobranças por esclarecimentos sobre a morte ocorrida em 19 de janeiro. O presidente Anderson Cardoso utilizou a tribuna para afirmar que esteve ao lado da família em manifestação realizada em frente à UPA e cobrou respostas dos responsáveis.

O vice-presidente Cordovan Neto afirmou que atua de forma respeitosa e reservada em situações que envolvem famílias enlutadas. Informou que, no dia dos fatos, esteve com os vereadores Tika, Ricardo Sass e Pires no gabinete do prefeito em exercício, onde solicitaram a abertura de processo administrativo junto à Secretaria de Saúde, medida que foi adotada. No mesmo dia, as vereadoras Cleonice, Pastora Josi e a então vereadora Thays Bieberbach protocolaram representação na 1ª e 4ª Promotorias do Ministério Público. Segundo Cordovan, o caso está sob investigação da Polícia Civil, com apoio da perícia, acompanhamento do Ministério Público e do Conselho Regional de Medicina. Ele ressaltou que a Câmara não possui estrutura técnica para conduzir apuração dessa natureza, cabendo aos órgãos competentes garantir que a justiça seja feita.

Durante a palavra livre, Cordovan Neto relatou que solicitou previamente a realização da chamada “reunião das comissões” e que, ao chegar com outros parlamentares, encontrou as portas fechadas. Ao lado dos vereadores Sass e Borracha, defendeu a continuidade do encontro semanal, tradicionalmente realizado às segundas-feiras, às 9h, destacando que não houve aviso prévio de cancelamento. Ele alertou ainda que cinco projetos protocolados pela Prefeitura podem deixar de ser votados em fevereiro.

Cordovan também apontou que a alteração do horário da Comissão de Justiça para as 17h, com parecer emitido poucas horas antes da sessão ordinária, teria inviabilizado a inclusão de projetos na pauta, prejudicando o andamento legislativo.

Ao usar a tribuna, o presidente Anderson Cardoso argumentou que a reunião entre comissões não está prevista no Regimento Interno e que os mesmos não entraram em contato via telefone para abertura das portas. A vereadora Guga declarou que não participará do encontro por não estar no regimento.

Ao final da sessão, houve novo momento de tensão após o presidente extrapolar o tempo regimental de fala, mesmo após advertência do vice-presidente Cordovan Neto e do vereador Sass. A vereadora Cleonice levantou-se e deixou o plenário durante a manifestação do presidente enquanto os vereadores pediam para o presidente encerrar a sessão.

Também chama atenção o pedido de destituição do presidente, protocolado em 2025 pela então vereadora Thays Bieberbach. Empossada como secretária municipal, ela oficializou afastamento em 4 de fevereiro. A cadeira permaneceu vaga durante a sessão, sem convocação imediata de suplente.

Os episódios ampliam o debate sobre a condução administrativa do Legislativo de União da Vitória.

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Câmara de Vereadores de União da Vitória termina com momentos de tensão entre Edis

VEREADORES RELATAM PORTAS FECHADAS EM REUNIÃO NA CÂMARA DE UNIÃO DA VITÓRIA Nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, foi realizada a segunda Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de União da Vitória. Logo no início, foram tratadas pautas administrativas e comunicada a ausência da vereadora Pastora Josi (DC), que não participou da sessão por motivos de […]

Congresso técnico da Ponta-pé inicial ao Campeonato do interior

A Prefeitura de Porto União, por meio do Departamento Municipal de Esportes (DME), realizou o Congresso Técnico que definiu as diretrizes para mais uma edição do tradicional Campeonato do Interior. O encontro reuniu representantes das equipes participantes, que contribuíram de forma colaborativa para o debate e homologação do regulamento, garantindo organização e alinhamento para o […]

Campeã desde pequena

 Aos apenas 9 anos, Luiza Maximiliano Dulz, moradora do Vale do Iguaçu, já constrói uma trajetória impressionante no Jiu-Jitsu. No último fim de semana, ela competiu no Rio de Janeiro e conquistou o título de Campeã Sul-Americana em sua categoria, alcançando também a posição de número 1 no ranking mundial. Um feito que reforça o […]