Câmara de Vereadores de UVA aprova projeto de lei do sinal vermelho em proteção à mulher » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Câmara de Vereadores de UVA aprova projeto de lei do sinal vermelho em proteção à mulher


17 de agosto de 2021

Ilustrativa

A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de União da Vitória realizada nesta segunda-feira, 16, recebeu a presença do público respeitando as normas de cuidados com o Covid-19 com restrição de até 50% da capacidade. Entre as indicações, o Vereador e Presidente da Casa Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) solicitou ao Governo do Estado do Paraná a ciclorrota do Programa Pedala Paraná.

O segundo secretário, Vereador Ednilson de Godoy (PV), indicou à Secretaria Municipal, lixeiras na proximidade das Escolas Municipais e CEMEI´S e inclusão no Programa de asfaltamento no Bairro São Gabriel.  Os Vereadores José Pedro Walck (PSB) indicou a necessidade de faixa elevada no Bairro São Braz e Júlio Adilson Pires Filho (PP) no Bairro São Bernardo.

O Grande Expediente contou com as palavras do Vereador e Segundo Secretário Ednilson de Godoy (PV) que falou sobre o Agosto Laranja, instituído na legislatura anterior. O Vereador expôs que a ideia é a conscientização e prevenção às deficiências e falou ainda sobre o Projetos de Lei de sua autoria, a qual cria o programa através da localização e identificação das pessoas com deficiência física propondo o direito à inclusão aos deficientes físicos; e junto ao colega Anderson Cripa Luís Cardoso (PROS), desenvolveu o Projeto para a solicitação de alteração da Lei 4891 de 5 de outubro de 2020, onde foi proposto o dia 5 de maio como Dia de Conscientização da Visão Monocular junto à inserção do símbolo como indicação de prioridade ao atendimento das pessoas portadoras dessa deficiência. Godoy pediu a atenção e o apoio dos colegas na votação dos Projetos.

Imagens: Divulgação

Matéria da Ordem do Dia

Foi discutido, votado e aprovado por unanimidade o Regime de Urgência para votação do Projeto de Lei Ordinária nº 45/2021 de autoria do Poder Executivo que altera e da nova redação em parágrafo da Lei que institui o Programa de Recuperação Fiscal de União da Vitória REFIS.

Foram discutidos, votados e aprovados por unanimidade:

– Em turno único dos Vereadores Ednilson de Godoy (PV) e Anderson Cardoso (PROS) o Projeto de Lei 36/2021 que altera a Lei nº 4.891 de 5 de outubro de 2020 com o objetivo da utilização do símbolo que representa a visão monocular e a preferência nos atendimentos;

– Em 2ª Discussão Projeto 35/2021 que denomina de Miguel Lúcio a Rua projetada de número 01 no Bairro Ouro verde; 37/2021 de autoria da Vice-Presidente Alandra Roveda que institui no Município de União da Vitória o Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho, como forma de pedido de socorro e ajuda para Mulheres em situação de violência doméstica ou familiar conforme a Lei Federal e Estadual; 38/2021 que dispõe sobre nomeação da Praça localizada no Conjunto Horst Waldraff em São Cristóvão; 40/2021 que altera a Lei Municipal n. 4394/2014 em especial o Artigo 1.o estabelecendo a composição de uma Comissão de Transportes Coletivos de União da Vitória com representantes do Legislativo,  Executivo, Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória e Associação de Engenharia e Arquitetura do Vale do Iguaçu; 41/2021que autoriza o Poder Executivo Municipal a reverter imóvel ao Patrimônio do Município de União da Vitória;

– Em 1ª Discussão Projeto de Lei Ordinária nº 20/2021 que altera a Lei Municipal n. 3428/2006 de forma garantir a gratuidade no transporte público coletivo, por parte da Empresa Permissionária de tal serviço, aos idosos e portadores de necessidades especiais, independentemente de cartão eletrônico; Nº 42/2021 que acrescenta o artigo 189-A à Lei Municipal nº 1847/1992 que dispõe sobre alteração aos servidores públicos municipais, para quando em trabalho noturno a remuneração terá acréscimo mínimo de 20% sobre a diurna e dá outras providências.

Entre os Requerimentos, todos acolhidos pelos integrantes da Equipe está o da Vice-Presidente da Casa Alandra Roveda Grando (PL) que solicitou a construção de Escola próximo ao Conjunto Horst Waldraff; o Vereador Adilson Pires (PP) a limpeza da vegetação da lagoa preta, análise de entrada e saída da água do Rio Iguaçu no Bairro São Bernardo, Waldir Luiz Cortellini (PSB) asfaltamento em uma via no Bairro São Sebastião; Thays Bieberbach (PT) solicitou ao Executivo informações sobre condições atuais de acervos e estruturas de equipamentos públicos culturais que estão em responsabilidade da Gestão Municipal.

As Moções de Aplausos acolhidas pela Casa foram direcionadas à Polícia Militar do Paraná que completou 167 anos; à Fundação da Associação Atlética Iguaçu pelo aniversário de 50 anos e à UNIGUAÇU que completará 20 anos na próxima sexta-feira.

A Vereadora Alandra Roveda também propôs a Moção de Aplausos pela iniciativa do Mês Lilás onde, em sua redação, contempla a instrução à população para que, em situação de violência contra a mulher as denúncias sejam feitas e para aquelas que estão em risco baixem o APP 190PR, o qual disponibiliza o botão do pânico de forma que a Polícia é avisada no momento da violência, proporcionando toda segurança que a Mulher necessita.

Os EDIS não fizeram uso da Palavra Livre e o Presidente da Casa reforçou os parabéns à Associação Atlética Iguaçu e à Uniguaçu pelos 20 anos completados na semana.

**Assessoria Câmara de Vereadores de União da Vitória

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória confirma seis novos casos da Covid-19

União da Vitória confirmou seis novos casos positivos da Covid-19 nesse sábado, 27. Não foi foram registrados pacientes recuperados que receberam alta e podem voltar ao convívio social. O boletim epidemiológico sofreu algumas alterações e agora recebe os números de coletas e resultados realizados por laboratórios particulares. O município tem 18 casos ativos em tratamento […]

Porto União confirma dois novos casos e um paciente recuperado da Covid-19

Dois novos casos e um paciente recuperado da Covid-19 foram registrados pela secretaria de Saúde de Porto União. A informação foi publicada nessa sexta-feira, 26. São 14 casos ativos em tratamento no momento. As informações foram divulgadas por meio de boletim epidemiológico. De acordo com a secretaria, não há leitos adultos na enfermaria ocupados e […]

Chegada de Papai Noel da CDL dá início as comemorações de Natal no Vale do Iguaçu

Na noite desta sexta-feira, 26, o Vale do Iguaçu acompanhou a chegada do Papai Noel da CDL. A carreata que saiu da Rua Visconde de Guarapuava e finalizou na Estação União, na Rua Carlos Cavalcante, reuniu diversas pessoas pelo trajeto. Os prefeitos de União da Vitória e Porto União entregaram as chaves da cidade ao […]