Câmara de Vereadores de UVA aprova projeto de lei do sinal vermelho em proteção à mulher » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Câmara de Vereadores de UVA aprova projeto de lei do sinal vermelho em proteção à mulher


17 de agosto de 2021

Ilustrativa

A Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de União da Vitória realizada nesta segunda-feira, 16, recebeu a presença do público respeitando as normas de cuidados com o Covid-19 com restrição de até 50% da capacidade. Entre as indicações, o Vereador e Presidente da Casa Cordovan Frederico de Melo Neto (PP) solicitou ao Governo do Estado do Paraná a ciclorrota do Programa Pedala Paraná.

O segundo secretário, Vereador Ednilson de Godoy (PV), indicou à Secretaria Municipal, lixeiras na proximidade das Escolas Municipais e CEMEI´S e inclusão no Programa de asfaltamento no Bairro São Gabriel.  Os Vereadores José Pedro Walck (PSB) indicou a necessidade de faixa elevada no Bairro São Braz e Júlio Adilson Pires Filho (PP) no Bairro São Bernardo.

O Grande Expediente contou com as palavras do Vereador e Segundo Secretário Ednilson de Godoy (PV) que falou sobre o Agosto Laranja, instituído na legislatura anterior. O Vereador expôs que a ideia é a conscientização e prevenção às deficiências e falou ainda sobre o Projetos de Lei de sua autoria, a qual cria o programa através da localização e identificação das pessoas com deficiência física propondo o direito à inclusão aos deficientes físicos; e junto ao colega Anderson Cripa Luís Cardoso (PROS), desenvolveu o Projeto para a solicitação de alteração da Lei 4891 de 5 de outubro de 2020, onde foi proposto o dia 5 de maio como Dia de Conscientização da Visão Monocular junto à inserção do símbolo como indicação de prioridade ao atendimento das pessoas portadoras dessa deficiência. Godoy pediu a atenção e o apoio dos colegas na votação dos Projetos.

Imagens: Divulgação

Matéria da Ordem do Dia

Foi discutido, votado e aprovado por unanimidade o Regime de Urgência para votação do Projeto de Lei Ordinária nº 45/2021 de autoria do Poder Executivo que altera e da nova redação em parágrafo da Lei que institui o Programa de Recuperação Fiscal de União da Vitória REFIS.

Foram discutidos, votados e aprovados por unanimidade:

– Em turno único dos Vereadores Ednilson de Godoy (PV) e Anderson Cardoso (PROS) o Projeto de Lei 36/2021 que altera a Lei nº 4.891 de 5 de outubro de 2020 com o objetivo da utilização do símbolo que representa a visão monocular e a preferência nos atendimentos;

– Em 2ª Discussão Projeto 35/2021 que denomina de Miguel Lúcio a Rua projetada de número 01 no Bairro Ouro verde; 37/2021 de autoria da Vice-Presidente Alandra Roveda que institui no Município de União da Vitória o Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho, como forma de pedido de socorro e ajuda para Mulheres em situação de violência doméstica ou familiar conforme a Lei Federal e Estadual; 38/2021 que dispõe sobre nomeação da Praça localizada no Conjunto Horst Waldraff em São Cristóvão; 40/2021 que altera a Lei Municipal n. 4394/2014 em especial o Artigo 1.o estabelecendo a composição de uma Comissão de Transportes Coletivos de União da Vitória com representantes do Legislativo,  Executivo, Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, Associação Comercial e Empresarial de União da Vitória e Associação de Engenharia e Arquitetura do Vale do Iguaçu; 41/2021que autoriza o Poder Executivo Municipal a reverter imóvel ao Patrimônio do Município de União da Vitória;

– Em 1ª Discussão Projeto de Lei Ordinária nº 20/2021 que altera a Lei Municipal n. 3428/2006 de forma garantir a gratuidade no transporte público coletivo, por parte da Empresa Permissionária de tal serviço, aos idosos e portadores de necessidades especiais, independentemente de cartão eletrônico; Nº 42/2021 que acrescenta o artigo 189-A à Lei Municipal nº 1847/1992 que dispõe sobre alteração aos servidores públicos municipais, para quando em trabalho noturno a remuneração terá acréscimo mínimo de 20% sobre a diurna e dá outras providências.

Entre os Requerimentos, todos acolhidos pelos integrantes da Equipe está o da Vice-Presidente da Casa Alandra Roveda Grando (PL) que solicitou a construção de Escola próximo ao Conjunto Horst Waldraff; o Vereador Adilson Pires (PP) a limpeza da vegetação da lagoa preta, análise de entrada e saída da água do Rio Iguaçu no Bairro São Bernardo, Waldir Luiz Cortellini (PSB) asfaltamento em uma via no Bairro São Sebastião; Thays Bieberbach (PT) solicitou ao Executivo informações sobre condições atuais de acervos e estruturas de equipamentos públicos culturais que estão em responsabilidade da Gestão Municipal.

As Moções de Aplausos acolhidas pela Casa foram direcionadas à Polícia Militar do Paraná que completou 167 anos; à Fundação da Associação Atlética Iguaçu pelo aniversário de 50 anos e à UNIGUAÇU que completará 20 anos na próxima sexta-feira.

A Vereadora Alandra Roveda também propôs a Moção de Aplausos pela iniciativa do Mês Lilás onde, em sua redação, contempla a instrução à população para que, em situação de violência contra a mulher as denúncias sejam feitas e para aquelas que estão em risco baixem o APP 190PR, o qual disponibiliza o botão do pânico de forma que a Polícia é avisada no momento da violência, proporcionando toda segurança que a Mulher necessita.

Os EDIS não fizeram uso da Palavra Livre e o Presidente da Casa reforçou os parabéns à Associação Atlética Iguaçu e à Uniguaçu pelos 20 anos completados na semana.

**Assessoria Câmara de Vereadores de União da Vitória

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Produção de alho e cebola ainda sente efeito das chuvas de 2023, aponta Boletim Agropecuário de abril

Os preços do alho e da cebola aumentaram gradativamente desde o início deste ano. No mês de março, o preço médio pago ao produtor catarinense de cebola chegou ao maior valor nominal desde novembro de 2019: R$3,82 por quilo. Já o preço do alho, das três faixas levantadas pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa), mais que dobrou […]

Porque comemos bolo e assopramos velas nos aniversários?

Entenda de onde veio a tradição que está presente nas festas de aniversário Amigos queridos, boa música, comida gostosa e claro, um bolo para compartilhar e velas para assoprar. No Brasil e em grande parte do mundo, é uma fortíssima tradição ter um bolo feito especialmente para a festa de aniversário com velinhas em cima. […]

Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa

Obras estão expostas na Prefeitura Artistas do Vale do Iguaçu fazem exposição aos 62 anos de Matos Costa Para festejar os 62 anos da cidade de Matos Costa, a sede da Prefeitura do município, recebeu na noite de segunda-feira, 22 de abril, a 1ª Mostra de Artes Plásticas com obras da Associação dos Artistas Plásticos […]