Em virtude ao Dia 18 de maio, dia de combate ao abuso e exploração sexual infantil, a Tribuna Popular contou com o discurso do Exmo. Juiz da Vara da Família, Infância e Juventude, Dr. Carlos Mattioli que falou sobre o assunto de forma muito instrutiva à população.
Dr. Carlos citou algumas passagens do seu cotidiano no trabalho que desenvolve com prestatividade auxiliando, instruindo e oportunizando crianças, adolescentes e adultos que sofrem abusos ou têm contato com a situação, fazendo alguns pedidos à população como um todo.
Exemplificando alguns casos, recomendou que, no caso de uma manifestação livre, de natureza voluntária de uma criança ou adolescente, deixá-lo falar, sem interromper, de forma a lhe oferecer segurança.
Dr. Carlos lembrou da importância do ambiente escolar, local que pode funcionar como ambiente de socorro, onde a criança que sofre o abuso acaba comentando com alguém de sua confiança, como um colega ou professor.
Crianças, adolescentes que sofrem abusos ou sabem de alguém que passa por esta situação, mesmo sendo uma única vez ou violência antiga, podem e devem procurar o CEJUSC. O atendimento é feito com respeito e sigilo, e a medida a ser tomada é decidida conjuntamente com a vítima.
Dr. Carlos Mattioli deixou recados importantes aos pais e mães: para que acompanhem a vida de seus filhos, conversem continuamente e expliquem alertando-os à alguns cuidados, assim como o pedido de socorro numa situação de perigo, pedindo a um adulto ou até mesmo gritando.
Emergência ligue 190, atendimento 24horas.
Conselho Tutelar 3522 5886
Redes Sociais
Instagram: CEJUSC UNIÃO
Facebook: CEJUSC UNIÃO DA VITÓRIA
Instagram e Facebook: Carlos Mattioli