As Caminhadas da Natureza estão se tornando eventos de sucesso atingindo os objetivos a que se propõem. Isto representa um grande avanço no trabalho de um grupo de pessoas que há oito anos prepara o município de Matos Costa para se dedicar ao turismo como mais uma alternativa de geração de renda para o meio rural.
Durante os treinamentos em projetos do IELUSC – Instituto Evangélico Luterano e do Sebrae, realizamos várias visitas técnicas a outras cidades, onde a atividade turística já está consolidada e constatamos que dispomos de atrativos e belezas naturais tão impressionantes quanto as deles. No entanto, tivemos que convencer os habitantes locais a reconhecer estes atrativos e acreditar na atividade para dai nos lançarmos ao trabalho de preparação, adequação e divulgação.
Atrativos é que não nos faltam, pois temos: a ferrovia cortando nosso território – com várias edificações a serem restauradas; a história marcada pelo Contestado – que precisa e está sendo resgatada; o tropeirismo que deixou suas marcas; um povo hospitaleiro e rico em conhecimento herdado de seus antepassados. Além de tudo isso, nossa terra também foi abençoada com uma topografia diversificada, clima de altitude e estações do ano bem definidas, o que nos proporciona belezas naturais indescritíveis.
Assim, as Caminhadas da Natureza estão atendendo a vários objetivos ao mesmo tempo. Proporcionam mais uma opção de diversão e lazer saudável para a população local e os visitantes adeptos da atividade; a oportunidade de mostrar nossas belezas e atrativos; geram renda aos agricultores (através da venda de produtos agrícolas), às associações (com as refeições servidas aos participantes), aos meios de hospedagem e aos integrantes dos roteiros turísticos já formatados; mas, acima de tudo, proporcionam a elevação da autoestima dos envolvidos.
Desta forma, a 2ª Caminhada na Natureza do circuito Salto do Rio dos Pardos, realizado no domingo, 6, pode ser considerada sucesso total, pois recebemos as inscrições de 130 caminhantes, originados das cidades catarinenses de Matos Costa, Porto União, Caçador, Videira, Irineópolis, Ibirama, Calmon, Lebon Régis e das paranaenses, União da Vitória, Curitiba,
Lapa e Quatro Barras e todos demonstraram muita disposição, alegria, respeito e admiração para com a cultura, o modo de vida e as belezas naturais de nossa região.