A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início no dia 15 de abril e foi prorrogada até a sexta-feira, 10 de maio. Todas as unidades de saúde de Porto União realizam a aplicação da vacina para as pessoas integrantes do grupo de risco: crianças menores de dois anos; gestantes e mulheres em período puerpério; pessoas com 60 anos ou mais; pessoas com doenças crônicas diversas e respiratórias; doenças cardíacas; hepáticas; diabetes; com HIV; obesos; transplantados; trabalhadores de saúde; povos indígenas; e pessoas privadas de liberdade.
A meta de vacinação em Porto União é imunizar 9.039 pessoas, mas até esta segunda-feira, 6, haviam sido vacinadas 5.200 pessoas que pertencem ao grupo de risco. “A nossa maior preocupação é com as gestantes, que a meta é vacinar 80%, mas até o momento conseguimos vacinar apenas 35%. Além das gestantes, a vacinação de idosos e crianças menores de dois anos também está baixa. Isto está nos deixando preocupados. Algumas estatísticas nos mostram que este ano, a contaminação pela Influenza H1N1 deve ser maior que o ano passado”, explicou Coordenador da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Porto União, Enfermeiro Simão Ilczsyczen.
Por isso, a Vigilância Epidemiológica alerta para que as pessoas, que fazem parte do grupo, procurem os postos de saúde, que estão abertos das 8h às 17h para vacinar contra a Influenza. “A vacinação é uma medida preventiva muito eficiente que só tem pontos positivos, por isso pedimos à população que compareça aos postos para tomar a vacina”, completa Ilczsyczen.
Os locais de vacinação:
Quem faz parte do grupo de risco deve ir até uma unidade de saúde, das 8h às 17h, para receber a proteção. O prazo final da campanha é o dia 10 de maio, nas seguintes unidades:
Posto de Saúde São Bernardo do Campo
Posto de Saúde SEDE – Porto União
Posto de Saúde Santa Cruz do Timbó
Posto de Saúde Santa Rosa
Posto de Saúde São Miguel
Posto de Saúde São Pedro
Posto de Saúde Vice-King