Campeão de produtividade, kiwi de Antônio Olinto ganha o Brasil » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Campeão de produtividade, kiwi de Antônio Olinto ganha o Brasil


3 de maio de 2021

plantação de kiwi Antonio Olinto-Pr Gilson Abreu/AEN

Quando Estefano Hupalo, 65 anos, dá a falar, Antônio Olinto para e ouve com atenção. Afinal, o agricultor é considerado o papa do kiwi na pequena cidade de 7.427 habitantes na Região Sul do Paraná. Desde 1991 na lida dos pomares, ele é um dos principais responsáveis por fazer a fruta de origem chinesa ter destaque no Estado. Conhece tudo do processo. Da adubação à poda dos pés, nada foge aos olhos desse veterano de voz mansa. “É tudo por minha conta”, diz, sem falsa modéstia.

Cuidado transformado em números robustos. Apesar de ser o segundo maior produtor do País, o Paraná é quem tem melhor aproveitamento. Respondeu, sozinho, por quase metade do Valor Bruto da Produção (VBP) do Brasil: 49,6% dos R$ 12,9 milhões gerados pela fruta. Número consideravelmente superior ao Rio Grande do Sul, líder de mercado, que alcançou 33,6% – Santa Catarina (16,2%) e São Paulo (0,6%) aparecem na sequência. Os números são do Censo Agropecuário de 2017 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), últimos dados nacionais disponíveis sobre a colheita.

“A precificação do produto paranaense apresentou cota maior, indicando uma melhor qualificação do kiwi local”, avalia o engenheiro agrônomo da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Paulo Andrade.

No Paraná, explica o técnico, o Departamento de Economia Rural (Deral) acompanha a cultura desde meados dos anos 2000. Nos últimos dez anos, segundo o órgão, a área plantada de kiwi no Estado girou em torno dos 200 hectares, com colheitas estimadas em 3 mil toneladas.

A produção local, concentrada de março a maio, está centralizada nas regiões Sul e Centro-Sul, com Antônio Olinto puxando a fila (20,7%), seguido por Araucária (18,1%), Mallet (17,3%), Porto Amazonas (11%) e Lapa (8,3%). Conjunto de cidades que abrange 75,4% do total. Outros 25 municípios respondem pelo restante.

Já em relação à comercialização, no ano passado as Ceasas do Paraná venderam 889 toneladas de kiwi a um preço médio de R$ 11/kg.

plantação de kiwi Antonio Olinto-Pr Gilson Abreu/AEN

DO PARANÁ PARA O BRASIL – “O clima aqui em Antônio Olinto é ameno, muito bom para o desenvolvimento da fruta. O kiwi daqui é doce, todo mundo gosta. Tanto que a fruta vai para vários cantos do Brasil, como São Paulo, Rio, Bahia, Brasília”, conta Ezequias Gomes do Nascimento, gerente administrativo da Aviexp.

A empresa é quem puxa a produção de Kiwi em Antônio Olinto. São 22 hectares de área plantada e uma colheita estimada em 700 toneladas por ano. Fruta que viaja uns bons quilômetros para alimentar o Brasil.

A primeira parada é na expedição, em Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba. Lá o kiwi é higienizado, pesado e embalado. Sai em pacotes de 600 gramas, em caixas com 20 embalagens, ou a granel, com oito quilos. Última parada antes de ganhar os mercados do Sudeste e Nordeste do País.

“O kiwi ocupa a maior parte da nossa área, mas temos também maçã e ameixa. São atualmente 48 hectares de fruta plantada, com foco na expansão. Pretendemos em até cinco anos mais que dobrar, chegando a 100 hectares”, explica o gerente.

plantação de kiwi Antonio Olinto-Pr Gilson Abreu/AEN

EMPREGO – Potencial visto também na necessidade de mão de obra. A empresa conta com 22 funcionários fixos. Número que passa de 40 em períodos de colheita. O jovem Douglas Valente Padilha, de 18 anos, por exemplo, é muito grato ao kiwi. É por causa da fruta que ele conseguiu o primeiro emprego e a possibilidade de sonhar com um futuro melhor.

“Estou começando agora, então tudo vale a pena. Posso ajudar em casa e guardar uns trocos, já que não sei o que vem pela frente”, diz.

Processo já vivido por Benedito Mariano dos Santos, de 53 anos, o mais experiente da colheita. São 15 anos de kiwi, todos em Antônio Olinto. “Sou casado e tenho três filhos. Sobrevivemos daqui, do kiwi”.

SÉRIE – O kiwi de Antônio Olinto faz parte da série de reportagens “Paraná que alimenta o mundo”, desenvolvida pela Agência Estadual de Notícias (AEN). O material busca mostrar o potencial do agronegócio paranaense. Os textos serão publicados sempre às segundas-feiras. A previsão é que as reportagens se estendam durante todo o ano de 2021.

plantação de kiwi Antonio Olinto-Pr Gilson Abreu/AEN

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Leia outras matérias relacionadas:


Escolhida a rainha do Município de Bela Vista do Toldo

Em uma noite marcada pela valorização da cultura e da identidade local, a Prefeitura de Bela Vista do Toldo realizou, na sexta-feira (30), a eleição da nova realeza do município. O evento reuniu cinco candidatas em um desfile que avaliou critérios como beleza, elegância, simpatia e desenvoltura, destacando o envolvimento da juventude com as tradições […]

Ato em defesa dos animais reune mais de 200 pessoas

Um ato em defesa da causa animal mobilizou aproximadamente 200 pessoas na manhã deste domingo (01), na Praça Coronel Amazonas, em União da Vitória A manifestação foi marcada por indignação e pedidos de justiça pelo caso que vitimou o cão conhecido como Orelha, que se tornou símbolo da luta contra os maus-tratos a animais. A […]

Fé, emoção e devoção marcam a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Foto:Salete A manhã deste domingo foi marcada por fé e tradição em União da Vitória, durante a tradicional festa em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, realizada na capela dedicada à padroeira. Conhecida por sua arquitetura que remete a um barco, símbolo da proteção aos navegantes, a celebração reuniu fiéis das cidades irmãs de União […]