Campeonato de arrumação de camas vira 'febre' na China » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Campeonato de arrumação de camas vira ‘febre’ na China


1 de dezembro de 2023

Divulgação/MegaCurioso

O clipe de uma competição acirrada na China viralizou recentemente nas redes sociais: o torneio de arrumação de camas. Promovido por hotéis de luxo do país, as disputas revelam a destreza e dedicação dos camareiros e camareiras e acabam por estabelecer um benchmark em quesitos como tempo médio, padrão de limpeza, avaliação dos usuários e consistência.

Em um desses vídeos, exibido no TikTok, dois jovens “deslizam” em torno de camas, esticando de forma elegante os lençóis com movimentos suaves, e conferindo a ausência de vincos ao fixá-los. Em seguida, deixam cair sobre as camas os edredons, finalizando com a arrumação das fronhas. É inimaginável como uma atividade corriqueira pode ganhar contornos artísticos.

Além de dar oportunidade aos empregados dos hotéis a mostrar sua proficiência no serviço, diz o site de um dos hotéis que promovem a competição, ela também “impulsiona o desenvolvimento do mercado de suprimentos para hotéis”. Não se trata apenas de uma competição de velocidade; os competidores devem também cumprir algumas regras de etiqueta e prestar muita atenção aos detalhes.

Competições de cama-posta são uma nova “febre” na China

Quem quiser saber mais sobre essas competições de cama-posta pode pesquisar pelo termo bed-making em plataformas como o YouTube e o TikTok, e irá encontrar centenas de vídeos de diversas competições, regionais e nacionais, que são realizadas em todo o país asiático. É um indicativo de que essas disputas se transformaram em uma nova “febre” após a reabertura dos hotéis depois da pandemia.

Além do tempo de conclusão do trabalho, os jurados estão sempre ligados em uma série de quesitos, como a sobreposição perfeita das bordas dos dois colchões, a centralização dos lençóis da cama e, não menos importante, se os cantos da capa do edredon e das fronhas estão corretamente preenchidos. Também são pontuados alguns elementos decorativos, como esculturas de animais feitas com toalhas, flores artificiais e outros detalhes criativos.

Finalmente, alguns dos fatores mais observados pelos juízes são: a atitude, a altivez e a fluidez de movimentos dos participantes. Por isso, eles andam com extrema rapidez ao redor das camas, para concluir rapidamente suas tarefas, mas jamais correm. Como é comum na cultura oriental, equilíbrio e perfeição são sempre privilegiados. Os vencedores dos concursos recebem prêmios em dinheiro e reconhecimento público.

**Via MegaCurioso

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória recebe The Big Circus um dos maiores circos do Brasil em Março

Globo da morte e o Mundo dos Dinossauros prometem encantar o público de União da Vitória e Porto União Em Março, dia 01, às 20h30, o The Big Circus estreia pela primeira vez em União da Vitória, no campo do São Bernardo Futebol Clube (Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto) com uma atração especial: o […]

Cientistas criam “arroz de carne” para combater fome e desnutrição

A invenção consiste em grãos de arroz que foram implantados com células de boi em laboratório Cientistas da Coreia do Sul desenvolveram um novo tipo de alimento que pode ser uma solução para a fome e a desnutrição no mundo: o “arroz de carne”. A invenção consiste em grãos de arroz que foram implantados com […]

Reconstrução da BR 476 em debate no Sul do Paraná

A reconstrução da BR 476 está em debate nessa semana. A rodovia está em condições ruins há muitos anos e diversos acidentes já foram contabilizados infelizmente. Você acompanha agora a entrevista com o Deputado Estadual Hussein Bakri, um dos representantes da região da Amsulpar, que fala sobre o que está sendo feito. O Deputado Federal […]