Campeonato de arrumação de camas vira 'febre' na China » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Campeonato de arrumação de camas vira ‘febre’ na China


1 de dezembro de 2023

Divulgação/MegaCurioso

O clipe de uma competição acirrada na China viralizou recentemente nas redes sociais: o torneio de arrumação de camas. Promovido por hotéis de luxo do país, as disputas revelam a destreza e dedicação dos camareiros e camareiras e acabam por estabelecer um benchmark em quesitos como tempo médio, padrão de limpeza, avaliação dos usuários e consistência.

Em um desses vídeos, exibido no TikTok, dois jovens “deslizam” em torno de camas, esticando de forma elegante os lençóis com movimentos suaves, e conferindo a ausência de vincos ao fixá-los. Em seguida, deixam cair sobre as camas os edredons, finalizando com a arrumação das fronhas. É inimaginável como uma atividade corriqueira pode ganhar contornos artísticos.

Além de dar oportunidade aos empregados dos hotéis a mostrar sua proficiência no serviço, diz o site de um dos hotéis que promovem a competição, ela também “impulsiona o desenvolvimento do mercado de suprimentos para hotéis”. Não se trata apenas de uma competição de velocidade; os competidores devem também cumprir algumas regras de etiqueta e prestar muita atenção aos detalhes.

Competições de cama-posta são uma nova “febre” na China

Quem quiser saber mais sobre essas competições de cama-posta pode pesquisar pelo termo bed-making em plataformas como o YouTube e o TikTok, e irá encontrar centenas de vídeos de diversas competições, regionais e nacionais, que são realizadas em todo o país asiático. É um indicativo de que essas disputas se transformaram em uma nova “febre” após a reabertura dos hotéis depois da pandemia.

Além do tempo de conclusão do trabalho, os jurados estão sempre ligados em uma série de quesitos, como a sobreposição perfeita das bordas dos dois colchões, a centralização dos lençóis da cama e, não menos importante, se os cantos da capa do edredon e das fronhas estão corretamente preenchidos. Também são pontuados alguns elementos decorativos, como esculturas de animais feitas com toalhas, flores artificiais e outros detalhes criativos.

Finalmente, alguns dos fatores mais observados pelos juízes são: a atitude, a altivez e a fluidez de movimentos dos participantes. Por isso, eles andam com extrema rapidez ao redor das camas, para concluir rapidamente suas tarefas, mas jamais correm. Como é comum na cultura oriental, equilíbrio e perfeição são sempre privilegiados. Os vencedores dos concursos recebem prêmios em dinheiro e reconhecimento público.

**Via MegaCurioso

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Acidente na rua Professora Amazília: moto e carro colidem no centro de União da Vitória

Por volta das 19h50min desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de União da Vitória foi acionado para prestar atendimento em um acidente de trânsito na Rua Professora Amazília, área central. No local ocorreu uma colisão envolvendo um veículo VW Fox branco e uma moto Honda Biz lilás, ambos com placas Mercosul, sendo que deste […]

Acidente de trânsito na rotatória da Tirol deixa motociclista ferida em Porto União

Por volta das 18 horas e 20 minutos desta sexta-feira (12), o Corpo de Bombeiros de Porto União foi acionado para atender um acidente de trânsito na Avenida dos Ferroviários, no trecho conhecido como Rotatória da Tirol. No local, um veículo Raffae V e uma moto Honda Bis 125 colidiram, resultando em ferimentos na condutora […]

Acidente na BR-476 em Paula Freitas: Caminhão Carregado de Areia Tomba

Na tarde desta quinta-feira (11), um caminhão Volvo com placas de Marmeleiro/PR, tombou na BR-476, na Colônia Luzia, em Paula Freitas, próximo à Revestical. O veículo estava carregado de areia. O motorista, um homem de 40 anos, sofreu ferimentos moderados e foi encaminhado ao hospital pelo Corpo de Bombeiros. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi […]