Candidatos ao governo de Santa Catarina em 2022: confira lista » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Candidatos ao governo de Santa Catarina em 2022: confira lista


25 de julho de 2022

Ilustrativa

Desde o dia 20 de julho, os partidos políticos e federações podem oficializar, em convenções, os nomes de seus candidatos ao governo de Santa Catarina. O prazo foi previsto pela Justiça Eleitoral.

Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar as convenções e deliberar sobre a formação de coligações e escolher candidatas e candidatos que vão disputar as eleições. O pedido de registro da candidatura deve ser feito até 15 de agosto.

O primeiro turno da eleição para presidente, governador, senador, e deputados federais e estaduais está marcado para 2 de outubro de 2022, e, eventual segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.

Confira, em ordem alfabética, a lista dos candidatos ao governo de Santa Catarina

Alex Alano (PSTU)

Candidatura oficializada em 24 de julho. Alano, de 47 anos, é formado em filosofia e é pós-graduado em metodologia e prática de ensino de filosofia e sociologia. Desde 1996 é professor e é a primeira vez que disputa um cargo eletivo. O vice da chapa é Gabriela Santetti, do mesmo partido.

Carlos Moisés (Republicanos)

Candidatura oficializada em 23 de julho. Moisés, de 54 anos, é o atual governador de Santa Catarina e tenta a reeleição. O pleito de 2018 foi o primeiro disputado pelo candidato, que é bombeiro militar, professor universitário, advogado e mestre em direito constitucional. O candidato a vice é Udo Döhler, do MDB.

Esperidião Amin (PP)

Candidatura oficializada em 23 de julho. Amin, de 74 anos, atualmente é senador, mas já tem longa carreira na política do estado. Foi governador de Santa Catarina por duas vezes, prefeito de Florianópolis por outras duas vezes, além de deputado. O vice ainda não foi definido.

Gean Loureiro (União Brasil)

Candidatura oficializada em 23 de julho. Loureiro, de 49 anos, é formado em direito e administração e é mestre em engenharia de produção. Foi eleito em 2016 prefeito da capital, sendo reeleito em 2020. Deixou o cargo em março deste ano. Como vice, foi confirmado o nome de Eron Giordani, do PSD.

Odair Tramontin (NOVO)

Candidatura oficializada em 20 de julho. Odair é formado em direito, além de especialista em direito penal e processual penal. Desde 1988 é promotor de Justiça e é a segunda vez que disputa um cargo eletivo. O vice da chapa é Ricardo Althoff, do mesmo partido.

**G1

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Mega-Sena deste sábado paga prêmio de R$ 57 milhões

O Concurso 2.543 da Mega-Sena, que será sorteado hoje (26) à noite em São Paulo, pagará o prêmio de R$ 57 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será feito às 20h no Espaço da Sorte, em São Paulo. Ninguém acertou as seis dezenas no último concurso, realizado quinta-feira (24) e o prêmio […]

Aneel anuncia bandeira tarifária verde para dezembro

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciouontem (25) a manutenção da bandeira tarifária verde no mês de dezembro para as contas de luz dos consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com isso, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo oitavo mês seguido. A justificativa da agência é que as condições de […]

Teor de biodiesel no diesel continuará em 10% até 31 de março

De 1º de janeiro a 31 de março, a mistura de biodiesel no diesel continuará em 10%. A medida foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que aprovou parcialmente resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) publicada na última segunda-feira (21). Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência da República explicou que a medida traz previsibilidade e segurança […]