Canoinhense vence na corrida do fim do mundo » Rádio Colmeia FM

Escute a rádio

Canoinhense vence na corrida do fim do mundo


30 de agosto de 2023

Ele chegou em primeiro na categoria até 30 anos correndo 42 km na neve

Divulgação

O canoinhense Rômulo Kuchnir, de 25 anos, venceu a sua categoria na prova Mountain do Fim do Mundo. São 42 quilômetros de corrida na neve em temperaturas que podem chegar a -10ºC.

Kuchnir ficou em primeiro na categoria até 30 anos e 23º na classificação geral. O percurso inclui bosques, trilhas e alta montanha.

“Correr os 42 km de uma maratona em condições favoráveis já é muito difícil, correr no Ushuaia no frio extremo essa dificuldade aumenta e muito”, destaca Kuchnir.

O atleta afirma que, por morar em Canoinhas, no sul, pensou que conseguiria treinar no frio antes da corrida, porém nesse ano o nosso inverno não ajudou e teve poucos dias de frio. “Então não consegui treinar nessa especificidade, chegando em Ushuaia, a cidade estava sem nevar há duas semanas. Nos dois primeiros dias que estávamos na cidade, nevou o dia todo, o que prejudicou totalmente o percurso da corrida. A sensação era estar correndo em areia fofa o tempo todo com o pé afundando”, revela o atleta.

“O esforço foi dobrado, durante o percurso também tivemos que subir uma pista de ski do Cerro Castor. Chegando ao cume da montanha enfrentei muito vento e neve, me obrigando a colocar meu anorak (corta vento – impermeável) para evitar uma hipotermia”, relembra.

Os primeiros colocados geral foram argentinos, provavelmente já adaptados com a realidade do local. “E por isso senti um imenso orgulho de levar a cidade de Canoinhas junto comigo nesse desafio extremo”, conclui.

O Mountain Do Fim do Mundo foi realizado no sábado, 26, faz parte do circuito internacional e acontece em Ushuaia, na cidade mais austral do mundo. O local da corrida é na estação de ski Cerro Castor, na província da Terra do Fogo – Argentina.

“É um desafio no frio extremo. Uma oportunidade única de superação. Parabéns ao Rômulo pelo desempenho e por representar Canoinhas”, enaltece o gestor da FMEL, Jean Dondé.

Ushuaia é uma cidade turística na Argentina que fica no arquipélago da Terra do Fogo, no extremo sul da América do Sul, conhecido como “fim do mundo”. Localizada em uma colina íngreme e sujeita a ventos muito fortes, a cidade é cercada pela cordilheira Martial e pelo Estreito de Beagle. Ela serve como base para cruzeiros e passeios pela Antártida que passam pela ilha Yécapasela, conhecida como a “Ilha do Pinguim” por conta de suas colônias de pinguins.

**JMais

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


Inaugurado primeiro frigorífico de coelhos do Planalto Norte Catarinense

O Planalto Norte saiu na frente e nesta sexta-feira, 12, inaugurou o primeiro frigorífico de coelhos do Estado com registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) emitido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). O Frigorífico da Associação dos Pequenos Agricultores Ecológicos e Orgânicos (Apaeco) fica na Colônia […]

Está chegando a 3ª Caminhada Intermunicipal “Caminho da Erva Mate”

A caminhada acontece entre União da Vitória e Porto Vitória Uma caminhada que reúne o que há de mais bonito e aprazível: O ambiente preservado de uma floresta, o rio Iguaçu, a força econômica da erva-mate que se revigora distribuindo riqueza e o Parque Histórico Iguassu, local icônico onde acontecerá a largada. A equipe organizadora […]

Associação Arte do Porto entrega nesta quinta o Troféu Valor Cultural

O prêmio é um reconhecimento ao excelente trabalho dos artesãos do município, que batalham pela manutenção de técnicas manuais e étnicas Na noite desta próxima quinta-feira, 18 de abril de 2024, as 19h30min, acontece na Sala de Eventos do Armazém 1, na Estação União em frente à Praça Hercílio Luz, a entrega do Troféu Valor […]