Carteira de identidade que extingue RG deve ser adotada até o dia 11 » Rádio Colmeia

Escute a rádio

Carteira de identidade que extingue RG deve ser adotada até o dia 11


5 de janeiro de 2024

Pioneiro no Brasil, o Estado catarinense emite modelo que unifica CPF e RG desde 2021

Os Estados têm até a próxima quinta-feira (11) para começarem a emitir a nova carteira de identidade nacional. Em Santa Catarina, contudo, o cenário é diferente. Desde 2021, a população já tem acesso ao modelo atual, o qual utiliza o CPF como número único, substituindo o antigo RG.

Essa medida busca eliminar erros e fraudes nos cadastros de identificação pelo Brasil, assim como reduzir golpes com base em documentos falsos.

Passo a passo

Para emissão em Santa Catarina, o cidadão deve acessar, primeiramente, o site da Polícia Científica e agendar um horário para atendimento presencial na unidade mais próxima.

Se tiver dificuldades para conseguir um horário disponível, tente novamente ao meio-dia do dia seguinte – horário em que novas vagas são abertas.

Documentos que você precisa levar!

Certidão de nascimento ou casamento: deve estar legível, sem rasgos, emendas ou rasuras que comprometam a originalidade do documento;

Documento que conste o número do CPF da pessoa.

Atenção: não é necessário levar foto 3×4. O registro é feito no próprio local, com exceção de crianças que não possam posar sem amparo de terceiros. Nesses casos, os responsáveis devem apresentar uma foto com fundo branco.

É gratuito?

A emissão da primeira via é gratuita, mas, em caso de renovação, cobra-se o valor de R$ 44,79. Contudo, há exceção para pessoas reconhecidamente pobres, assim como idosos (60 anos ou mais) que tenham tido a carteira de identidade furtada ou roubada.

Obrigatoriedade

A população terá até 28 de fevereiro de 2032 para se adequar ao novo modelo. Até lá, o RG atual segue válido.

Validade

A validade da carteira de identidade nacional varia de acordo com a idade:

0 a 12 anos: validade de 5 anos;

12 a 60 anos: validade de 10 anos;

Acima de 60 anos: validade indeterminada.

Versão digital da identidade

O modelo também apresenta versão digital, cujo acesso pode ser feito pelo aplicativo GOV.BR, assim como ocorre com a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Nome civil e nome social

A nova carteira de identidade também possibilita que o cidadão tenha, no mesmo documento, o nome civil e o nome social.

Inclusão de outros documentos

Além disso, alguns documentos podem ser incluídos na nova identidade, como CNH, título de eleitor e carteira profissional. Apesar disso, a nova identidade não substitui outros documentos.

Fonte: ND Mais

Compartilhe a matéria nas redes sociais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia outras matérias relacionadas:


União da Vitória recebe The Big Circus um dos maiores circos do Brasil em Março

Globo da morte e o Mundo dos Dinossauros prometem encantar o público de União da Vitória e Porto União Em Março, dia 01, às 20h30, o The Big Circus estreia pela primeira vez em União da Vitória, no campo do São Bernardo Futebol Clube (Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto) com uma atração especial: o […]

Cientistas criam “arroz de carne” para combater fome e desnutrição

A invenção consiste em grãos de arroz que foram implantados com células de boi em laboratório Cientistas da Coreia do Sul desenvolveram um novo tipo de alimento que pode ser uma solução para a fome e a desnutrição no mundo: o “arroz de carne”. A invenção consiste em grãos de arroz que foram implantados com […]

Reconstrução da BR 476 em debate no Sul do Paraná

A reconstrução da BR 476 está em debate nessa semana. A rodovia está em condições ruins há muitos anos e diversos acidentes já foram contabilizados infelizmente. Você acompanha agora a entrevista com o Deputado Estadual Hussein Bakri, um dos representantes da região da Amsulpar, que fala sobre o que está sendo feito. O Deputado Federal […]